Menu de Navegação de Páginas

PSP 2 é apresentado pela Sony como NGP

A Sony anunciou oficialmente o seu novo dispositivo portátil NGP, nome provisório, que será lançado no final de 2011. Trata-se do mesmo PSP 2 o qual tem sido falado constantemente.

“O NGP foi desenhado para oferecer um entretenimento interativo que só é possivel no PlayStation”, comenta a Sony em nota de imprensa. “Este novo sistema oferece uma revolucionária combinação de conectividade social e jogo, dentro de um contexto global real, possível graças a experiência e a influência dos sistemas de entretenimento PSP (PlayStation Portable) e PlayStation3 (PS3)”.

“Experiências de jogo intensas e imersivas constituem a essência pura do PlayStation e o NGP é a última expressão deste conceito. Graças a sua conectividade a redes Wi-Fi e 3G, junto com suas diversas aplicações, o NGP colocará a disposição do usuário infinitas possibilidades para “encontrar”, “conectar”, “descobrir”, “compartilhar” e “jogar” com amigos aonde estejam”, garante a empresa.

“A Sony Computer Entertainment apoiará com força o lançamento do NGP, posicionando-o como a próxima geração de dispositivos de entretenimento portátil e ativará medidas dirigidas a expandir o mercado de jogo portátil”, explicou a Sony.

Entre suas principais características se encontram as seguintes:

Tela e interface

O portátil da Sony conta com tela frontal de cinco polegadas -12 centímetros- multi-táctil com tecnología OLED (Dispositivo Orgânico de Emissão de Luz: Organic Light Emitting Display). “A combinação da tecnología OLED com uma CPU / GPU de alto rendimento permite uma riqueza visual e gráficos impactantes nunca antes vistos em um sistema de entretenimento portátil, tanto para jogos como para outros conteúdos de entretenimento digital”, comenta. “O novo sistema inclui um excepcional “pad” táctil em sua parte posterior que, junto com o dispositivo táctil frontal, faz que o NGP ofereça uma nova forma de jogo, permitindo aos usuários interagir diretamente com os jogos como se fosse em ações em três dimensões, através de movimentos com os dedos como `tocar, agarrar, empurrar e tirar´”.

Design e controle

O desenho do NGP será ovalado, “seguindo com as bases da filosofía do design do PSP”, e está criado precisamente para ajustar-se comodamente as mãos dos usuários. De acordo com a Sony, o NGP será o primeiro sistema de entretenimento portátil com dois sticks analógicos, “o que permitirá que uma gama mais ampla de gêneros de jogos possa ser levada a experiência portátil”. Algo que um perfil bastante respeitável de usuários vinha pedindo desde o primeiro PSP.

LiveArea

Os jogos para o novo portátil da Sony serão criados com um espaço chamado LiveArea, que servirá para “compartilhar diversão e emoção com outros jogadores”. Deste modo os usuários terão aceso a última informação sobre jogos proporcionada tanto pela própia Sony, como pelos responsáveis do jogo. Tudo através da PlayStation Network, além disso, os usuários do NGP poderão visualizar um registro de “actividade” que estará continuamente atualizado com as conquistas dos usuários que estejam jogando o mesmo título, o que por sua vez poderá gerar uma ativa comunicação em tempo real.

Near

A Sony oferecerá uma aplicação pré-instalada chamada Near que foi criada específicamente para o NGP e que “proverá serviços localizados como parte de suas características básicas, utilizando a PlayStation Network”. Com ela os usuários poderão saber quais de seus amigos, em suas imediações, estão jogando no mesmo momento e quais outros títulos jogaram recentemente. Os usuários poderão encontrar-se com amigos ou conhecer outros jogadores virtualmente, independentemente dos títulos que jogam, simplesmente compartilhando informação de seus jogos, salvando todas as distâncias de tempo e espaço.

Suporte de Jogo

O NGP incorporará um novo suporte: Um pequen cartão de memória flash especialmente criado para os títulos. “Aproveitando a função da memória flash, este inovador cartão pode armazenar títulos completos, além de conteúdo de melhorias dos jogos, ou os avanços das partidas diretamente no cartão”. A idéia da Sony é a de oferecer no futuro cartões de jogos com maior capacidade, permitido aos estudios o armazenamento de mais dados e permitindo criar dentro de um tempo jogos maiores e imerssivos.

Otras características

O portátil da Sony trará consigo duas câmeras: uma na parte da frente e outra atrás; e três sensores de movimento, giroscópio, acelerômetro e bússula eletrónica; “tudo para permitir aos usuários desfrutar do entretenimento de um modo mais próximo ao mundo real”.

A Sony anunciou também o PlayStation Suite (PS Suite), que terá conteúdo para jogos, desenvolvidos e publicados para dispositivos portáteis baseados em Android, que também poderão ser desfrutados no NGP.

Especificaciones técnicas:

CPU
ARM Cortex -A9 núcleo (4 núcleos)

GPU
SGX543MP4+

Dimensões externas
Aprox. 182.0 x 18.6 x 83.5mm (largura x altura x comprimento)

Tela (toque)
5 polegadas (16:9), 960 x 544, Aprox. 16 milhões de cores, tela multi-toque OLED (tipo capacitivo)

Pad” traseiro
Tableta multi-toque (tipo capacitivo)

Camêras
Camêra frontal, câmara traseira

Som
Alta falantes estéreo incorporados
Microfone incorporado

Localização
GPS incorporado
Serviço de localização de Wi-Fi

Teclas / Interruptores
Botão PS
Botão on
Botões de direção (Acima/Abaixo/Direita/Esquerda)
Botões de ação (Triângulo, Círculo, X, Quadrado)
Botões superiores (Direito/Esquerdo)
Stick direito, Stick esquerdo
Botão START, botão SELECT
Botões de volume (+/-)

Comunicações inalâmbricas
Conectividade a redes móvies (3G)
IEEE 802.11b/g/n (n = 1×1) (Wi-Fi) (Modo infraestructura/Modo Ad-hoc)
Bluetooth 2.1+EDR (A2DP/AVRCP/HSP)

Zêr Arnaldo

Atua na área de Geoprocessamento, é editor do Titan Games. Foi curador da área games da Campus Party, adora quadrinhos, fotografia, astronomia, sonhador como Julio Verne, fan do bom e velho rock ‘n roll. Sua meta é conhecer os quatro cantos do mundo, ou quem sabe ir para o alto, e para o infinito ! 🙂

Um comentário

  1. Se realmente for verdade todas essas funções nesse ngp2 (PSP2) não tem pra ninguém.

    Muito bom mesmo…

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !