Menu de Navegação de Páginas

Universidade americana economiza 100 mil dolares ao utilizar o Kinect

A Universidade de Minnesota já economizou mais de 100 mil dólares em fundos de pesquisa, usando o Xbox 360 Kinect para ajudar na investigação sobre os diagnósticos de transtornos mentais em crianças.

O Instituto de Desenvolvimento Infantil, da University of Minnesota Medical School e da Faculdade de Ciências e Engenharia, estão explorando o uso da tecnologia para diagnosticar crianças que apresentam sintomas de uma variedade de transtornos mentais incluindo transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno de déficit de atenção, de acordo com o comunicado de imprensa.

O Centro de Robótica da Universidade desenvolveu um sistema de monitoramento de vídeo que usa várias câmeras Kinect montada em torno de um quarto. As câmaras filmam de crianças brincando e enviam o sinal de vídeo para o software que classifica os dados e apresenta-os ao médicos.

E o Kinect substitui o que um sistema de mais de 100 mil dólares que faria basicamente a mesma coisa. Esse sistema também teria exigido sensores ligados às crianças, ao invés de monitorá-las na maior parte do tempo, despercebidas.

“Hoje somos capazes de realizar isto, graças a tecnologia que foi destinada para a indústria de jogos”, disse ele. “Eu não creio que a Microsoft percebeu que o (a Kinect) é algo que pode mudar a medicina”, afirmou o professor Nikolaos Papanikolopoulos.

Zêr Arnaldo

Atua na área de Geoprocessamento, é editor do Titan Games. Foi curador da área games da Campus Party, adora quadrinhos, fotografia, astronomia, sonhador como Julio Verne, fan do bom e velho rock ‘n roll. Sua meta é conhecer os quatro cantos do mundo, ou quem sabe ir para o alto, e para o infinito ! 🙂

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !