Menu de Navegação de Páginas

Saiba como será a próxima geração de videogames

Saiba como será a próxima geração de videogames

rumores de que a Microsoft está se empenhando no trabalho de desenvolvimento do seu novo console, e provavelmente a Sony e a Nintendo estão focadas neste sentido também.

Tentar descobrir o que essas empresas estão buscando incorporar em seus projetos é difícil, mas se analisarmos o mercado de games atual, podemos imaginar como poderia ser o perfil dos consoles da próxima geração. Para isso temos que reunir aquilo que é inovador, que propicia o acesso de uma nova maneira de jogar, que foi lançado pela indústria dos games recentemente, e que ainda não teve todas as suas possibilidades exploradas, como por exemplo:

– os jogos em 3D
– os dispositivos de detecção de movimento
– os jogos casuais
– jogos nas nuvens
– jogos nas redes sociais
– mobiles games
– integração de plataformas
– holografia

Agora vamos imaginar as seguintes situações:

a) Você quer jogar um novo título, liga o seu console para acessar o serviço de jogos “nas nuvens” para escolher o título desejado. Ele é então enviado através de streaming para o seu console e imagens em 3D, emitidas através de micro projetores, aparecem na sua frente com a interface do jogo. Ao clicar em “Start” sua sala se transforma em um vilarejo medieval ou uma fazenda, e sua imersão no mundo virtual inicia-se. Através dos dispositivos de detecção de movimento, do som de alta qualidade, a sua experiência torna-se algo indescritível .

b) Hora de ir ao trabalho ou a aula, você clica em “Save” e a sua partida é guardada “nas nuvens” onde você poderá reiniciá-la quando quiser e de onde parou. Ao chegar no ponto de ônibus, ou na estação de metrô, você encontra aquela grande e indesejável fila. Mas para você isso não é mais problema pois basta sacar o seu smartphone e, através do 3G, reiniciar de onde parou aquele jogo que foi salvo em sua casa.

c) Aparece do seu lado, na fila, o seu amigo de jogatina e vê que está difícil para aquela quest ser finalizada. Ele então decide te ajudar, conectando o smartphone dele no mesmo servidor que você está conectado, e ambos compartilham da mesma partida no modo multiplayer.

d) Hora do intervalo, nada para fazer? Você digita a URL do serviço de “game cloud computing” e através do browser retoma a partida a qual estava jogando com o seu amigo na fila do ponto do ônibus ou metrô.

Assim podemos dizer que a próxima geração de videogames provavelmente será caracterizada pela total extinção de jogos em mídia física, e os jogos serão disponibilizados totalmente no formato digital. Os jogos serão multiplataforma e você poderá desfrutar dos mesmos através do seu console, portátil, móbile ou via web.

Talvez você acredite que eu tenha exagerado quando pintei um cenário no qual as imagens serão projetadas na sua sala, e você literalmente será o personagem do jogo dentro do mundo virtual. Entretanto, cientistas já criaram imagens holográficas através de projetores e que, se esta técnica for aprimorada, poderá ser utilizada no mundo do entretenimento, conforme você poderá conferir no vídeo abaixo:

E você, como imagina que será a próxima geração de videogames? Deixe o seu comentário contando para nós !

Autor: @zerarnaldo

 

 

Zêr Arnaldo

Atua na área de Geoprocessamento, é editor do Titan Games. Foi curador da área games da Campus Party, adora quadrinhos, fotografia, astronomia, sonhador como Julio Verne, fan do bom e velho rock ‘n roll. Sua meta é conhecer os quatro cantos do mundo, ou quem sabe ir para o alto, e para o infinito ! 🙂

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !