Menu de Navegação de Páginas

Top 5: Jogos de Luta que mereciam novas versões

Todo mundo gosta de jogos de luta e têm suas séries favoritas. Alguns foram esquecidos (ou simplesmente não vingaram) na geração atual, veja aqui uma lista de cinco jogos que merecem uma nova chance.

Pare e pense quantos jogos de luta realmente bons saíram nos últimos anos para os consoles e que não eram de franquias já consagradas. É díficil, né?

Ao contrário do “boom” ocorrido entre os anos 80 e parte dos anos 2000, pouca coisa surpreendeu os fãs da pancadaria descompromissada de outrora. Não esquecendo surpresas como BlazBlue  ou o aguardado SkullGirls, mas é díficil comparar com a época em que títulos originais surgiam por aí aos borbotões.

Mas como convencer os desenvolvedores que existe vida além dos FPS? Querendo ou não, jogos de luta são meio que um mercado de nicho, que teve seu auge e não tem hora pra voltar.  Mas caso isso aconteça, tenho aqui uma listinha com alguns títulos que certamente foram esquecidos e merecem uma reaparição digna:

 

5. Samurai Shodown

Ok, um dia desses saiu o horroroso Samurai Shodown: SEN, com gráficos 3d toscos, mecânica travada e um contraste tão bizarro que mesmo com o brilho da TV no máximo, o jogo ainda parecia escuro. SNK Playmore mandou feio demais aí, o que infelizmente acaba por minar as chances de vermos uma versão digna nos consoles, com nova história, personagens, gráficos em HD e toda essa perfumaria. De preferência seguindo o estilão de SS4.

4. Bloody Roar

E pensar que a Hudson, mãe do Bomberman um dia lançou um jogo de luta… com animais. Bloody Roar nunca foi um jogo necessariamente profundo ou cheio de estratégias e minúcias, mas era rápido, divertido e tinha um visual bacana. Isso e o fato de tu poder virar um LEÃO no meio de tudo e estraçalhar o adversário com combos devastadores.

Tendo sua versão mais recente lançada em 2003,  para o heróico Playstation 2, é outro título que gostaria de ver repaginado e relançado, nem que fosse um lançamento direto para PSN ou XBLA

3. The Last Blade

Outro título da SNK Playmore que ainda não deu as caras na atual geração, com exceção de ports feitos para PSN.

Normalmente tido como um primo pobre de Samurai Shodown (luta 2d com espadas e tal), The Last Blade tinha seus próprios méritos com uma bela direção de arte e um dos elencos mais variados que já vi em um jogo de luta, além de contar com certa variedade estratégica ao oferecer dois estilos de luta: “Speed” ou “Power”, focados, respectivamente, em combos/velocidade e força bruta.

2. Cyberbots: Full Metal Madness

Jogo de luta entre robôs gigantes feito pela Capcom, existem versões para Saturn e Playstation, mas lembro de ter visto esse jogo somente UMA ÚNICA VEZ num fliperama perdido aqui por Manaus, à ocasião não tive como jogar, mas nunca me esqueci dele. Óbvio que tempos depois o fiz por meios, digamos, ilícitos (*cof*cof* emulador) e certamente o título merece uma posição nessa humilde listinha. Mais uma vez: Robôs gigantes, feito pela Capcom. Não consigo pensar em argumento melhor.

1. Bushido Blade

Lembram que eu disse no começo do texto que jogos de luta eram um mercado de nicho? Bushido Blade é a expressão máxima dessa afirmação, afinal, trata-se de luta com armas, com a inexistência de golpes especiais ou “magias”, em que um golpe pode decapitar ou perfurar o adversário e é isso aí, pá-pum, acabou. Grande sucesso de crítica por conta de sua mecânica inovadora, o jogo também foi lançado na PSN japonesa há algum tempinho, mas nem sinal de nada voltado ao mercado ocidental.

E vocês que jogos ou séries gostariam de ver no PS3 ou Xbox?

Por: Thiago Silva

(Sugestões, reclamações, oferendas – também estou no Twitter e no Facebook)

 

 

 

Zêr Arnaldo

Atua na área de Geoprocessamento, é editor do Titan Games. Foi curador da área games da Campus Party, adora quadrinhos, fotografia, astronomia, sonhador como Julio Verne, fan do bom e velho rock ‘n roll. Sua meta é conhecer os quatro cantos do mundo, ou quem sabe ir para o alto, e para o infinito ! 🙂

Um comentário

  1. Não sou muito fan de jogos de lutas, porém vendo o vídeo dos Cyberbots fiquei imaginando em uma versão do game, para a nova geração de consoles. Com certeza o mesmo nos proporcionaria muitas horas de diversão garantida, principalmente para quem é fan da saga Transformers.

    ;D

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !