Menu de Navegação de Páginas

Os Benefícios e Consequências de L.A Noire

L.A Noire é um ótimo jogo, mas vale a pena te-lo diante de todos estes problemas?

Estou gostando muito deste jogo mas eu tenho alguns problemas com ele. Alguns grandes que quase fazem o jogo não valer a pena jogar, mas eu amo tanto a ideia e o tema que é extremamente difícil para deixá-lo nos confins da minha conta do Steam.

Primeiro eu quero dizer o quão bom este jogo é, eu o peguei numa promoção de Steam pela metade do preço pois era um dos que eu queria ter quando foi anunciado pela Rockstar. Depois dos normais meses de espera para a versão PC, consegui jogar totalmente feliz. Era muito bom a idéia de começar como um policial e ser promovido de acordo com os casos. Era uma ótima idéia, a narrativa era perfeita, a atuação não tinha erro, a jogabilidade era familiar para qualquer um que jogou GTA ou qualquer jogo da Rockstar Games. Até dirigir era divertido porque parecia difícil da mesma forma que era em Grand Theft Auto 4, alias, devo ser um dos únicos que gostei de dirigir em Liberty City, pois conheço vários que odiaram.

O primeiro caso, sendo um policial com um parceiro que não liga muito para ser melhor no seu trabalho, acaba sendo uma forma perfeita de introduzir uma historia. Depois dos primeiros casos introdutórios, Cole ganha uma promoção para Tráfico e é lá que o jogo começa, depois disso é uma montanha russa de trafico de drogas, assassinatos, mortes e de policiais desonestos. Ser um fã de Law and Order, CSI e qualquer outro show investigativo, fez ser o jogo dos meus sonhos.

Mas nada é perfeito, na verdade era somente ótimo, infelizmente ótimo. Encontrei o meu primeiro problema assim que comecei a jogar, estava recebendo uma quantia enorme de lag e de lentidão. Depois de jogar duas horas de uma forma impossível, decidi procurar na internet uma forma de resolver este problema, no meio do caminho notei quantos problemas este jogo tinha no PC e vi como fui sortudo de ter somente um problema para resolver. Descobri que eu precisava desativar qualquer coisa que poderia fazer o jogo ficar lento, então desativei qualquer personalização na minha área de trabalho e coloquei todas configurações para “Performance” no lugar de “Quality” mesmo que o meu computador consiga rodar o jogo acima dos requerimentos recomendados. Tentei jogar, ainda lento.

Ok, voltei para aquele site e procurei outra solução. Depois de meia hora eu encontrei comandos para colocar no menu do jogo e desativar um processo inútil que estava sendo feito, entrei no jogo, coloquei o comando. Entrou normalmente e fiquei pronto para jogar de verdade(depois de me cadastrar na inutilidade que é o Rockstar Social Club).

Esse processo inteiro que fiz não deveria ser obrigatório, quando eu pago uma mercadoria eu não deveria ter que arrumar com as minhas próprias mãos, ele deveria ter sido instalado e possível de jogar como qualquer outro produto que eu comprei. Hoje em dia esses tipos de problemas ocorrem mais e mais vezes, empresas lançando jogos inacabados por motivos de tempo e colocando “band aids” depois do lançamento. Mas é claro que isso não é um problema do lado dos PCs, muitas pessoas odiaram o fato de Elder Scrolls V: Skyrim ter tantos prêmios de Jogo do Ano e ter vários bugs no PS3.

LA Noire não deveria ter este problema, o jogo foi lançado meses depois dos consoles, e ele deveria ter sido uma ótima versão da mesma forma que Sonic Generations foi no PC. Eu acredito que LA Noire foi lançado para os PCs somente para acalmar os gamers de lá, já que GTA 4 não foi tão bom assim no PC e Red Dead Redemption nem teve seu lançamento, então seria normal eles lançarem pelo menos um jogo para relembrar que ainda estão suportando este lado.

Também  tive outro pequeno problema com a forma que eles querem que você jogue. Para o jogo que tem a premissa de ser um mundo aberto, ele é extremamente restrito para tudo, o jogo manda em você, desde procurar evidências até o final objetivo, prender o suspeito depois de seu longo trabalho de interrogar e conversar com as pessoas certas. Depois de uma parte acaba ficando cansativo e chato.

(Esta parte terá spoilers, mas vou fazer o máximo para não revelar nada importante)

Existe uma parte em que Phelps precisa ir para um lugar em que ele encontrou por uma carta, mas ele precisa decifrar primeiro indo para lugares que o jogador encontra no decorrer do jogo, depois que você encontra a segunda carta, você vai para outro lugar. Essa parte é divertida mas tem um problema, depois de um tempo o próprio jogo mostra para onde tem que ir. Nesta parte ele  te coloca em segundo plano enquanto Phelps pensa por si só e manda o jogador levar ele até o devido ponto.Eu acredito que seria muito melhor se os lugares fossem desbloqueados, mas nunca dizer para onde ir, deixando aquele sentimento de recompensa ao terminar um desafio

(Spoiler acabou, estão à salvo)

Temos que lembrar como os jogos são uma mídia interativa e tudo que é feito é baseado em como a pessoa irá reagir em cima daquele produto. Nenhum outro tipo de entretenimento chega perto disso, música e vídeos são impossíveis de dar realidade ao jogador, nem filmes com suas dimensões virtuais conseguem chegar perto do que os videogames fazem. E acredito que é errado quando um jogo tira a qualidade única de seu gênero, claro que temos experiências cinematográficas hoje em dia nos jogos, Call of Duty e Uncharted são algumas das várias séries que existem hoje em dia.

LA Noire é um ótimo jogo, mas ele tem medo de dar liberdade e no final falha ao fazer o mais importante, jogar. Enquanto Heavy Rain conta uma história colocando você no meio e te fazendo apertar botões tendo vários QTE’s (Quick Time Event), LA Noire te coloca em um jogo que é aberto, mas não deixa as opções para o jogador fazer.

Eu terminei LA Noire com umas 40, 50 horas (de acordo ao Steam), e ele vale cada centavo. É um jogo lindo, contando uma história cativante, emocionante, bem atuada e com um enredo cinemático. Eu consegui me divertir, e todos estes problemas que citei não me incomodam tanto para desistir de jogar. Acredito que é por isso que gosto tanto e considero um dos melhores jogos que saíram em 2011.

E vocês, o que acham de jogos “interativos”? É possível estar satisfeito em uma experiência onde o jogador não tem uma participação tão grande, ou vocês precisam de estar jogando de verdade para ficar feliz? Fale nos comentários abaixo!

3 Comentários

  1. Henrique muito bom post eu estou com o problema da lentidão no jogo e reparei que falaste de uns comandos como faço isso ?

  2. Opa, muito obrigado Zêr!! Com certeza virão mais além desses. \o/

  3. Primeiro post do Henrique no Titan Games e já mandou muito bem na analise de LA Noire, parabéns brother !

    \o/

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !