Menu de Navegação de Páginas

Dev Island é a atração no BIG – Brazilian International Games Festival

O Dev Island começa amanhã, sábado, às 16h, e termina no domingo, no mesmo horário. O desafio é uma das atrações do BIG, festival de games indie que vai até o dia 2 de dezembro, no MIS.

Das 16h de amanhã, sábado, 24, às 16h do domingo, 25 de novembro, 15 jovens de 4 times ficarão isolados em uma sala para desenvolver um jogo a partir de instruções idênticas. O desafio – Dev Island – é uma das atrações do BIG – Brazilian International Games Festival, que vai até o dia 02 de dezembro, no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.
Durante o Dev Island, os participantes das equipes MiniBoss, Catavento, Behold Studios e Fire Horse Studio não terão acesso à internet, telefone e nenhum contato com o mundo exterior. Contarão apenas com seu talento, criatividade, computadores com softwares específicos para game design, papel, lápis, borracha, caneta e outros materiais básicos para criação e anotação. “De casa“, poderão levar apenas um “Survival Kit”, um conjunto de arquivos com, no máximo, 2.880 kB de dados, o equivalente à capacidade de um disquete 3 1?2 polegadas ED. Os jogos serão avaliados pelo público e o mais votado receberá um prêmio de R$ 6.000.

Enquanto os 15 desenvolvedores indie trabalham, o público pode conhecer – e jogar – os games que estão participando do Festival. Estão concorrendo 4 jogos brasileiros e 15 estrangeiros. Todos passaram por diversos estágios de seleção, disputam prêmios em dinheiro e troféu e serão eleitos por um juri profissional nas categorias Melhor Jogo, Melhor Arte, Melhor Som, Melhor Narrativa, Melhor Gameplay, Melhor jogo Online e Revelação Brasil. Também serão premiados a equipe vencedora do Dev Island e o Melhor Demo, da Demo Night. O público ainda elegerá o Melhor Jogo pelo Voto Popular. Todos os vencedores serão conhecidos no dia 29 de novembro, durante cerimônia de premiação, no próprio MIS.

Para conhecer, jogar e votar nos jogos concorrentes basta ir ao MIS (1º andar e Redondo), de 22.11 a 02.12. O evento é gratuito e aberto a todos os que gostam de jogos eletrônicos e que reconhecem no game uma expressão cultural. De terça a sábado, das 12h às 21h, domingos e feriados, das 11h às 21h.

Na terça-feira, 27 de novembro, é o dia do BIG dedicado às palestras. Gratuitas, serão ministradas no Auditório do MIS, simultaneamente à exposição e gameplay. As vagas são limitadas e para participar, é preciso fazer inscrição pelo site https://docs.google.com/a/bigfestival.com.br/spreadsheet/viewform?formkey=dHpzbDJRYlJxQzltUWdRWW9XMUpOanc6MA#gid=0
Sobre o BIG – Brazilian International Game Festival – Inspirado no Festival Independente de Games de São Francisco (IGF, o BIG visa fortalecer a produção independente de games no Brasil por meio da capacitação de profissionais, troca de experiências e intercâmbio de produtos, e se estabelecer como ponto de encontro e de referência para desenvolvedores de jogos nacionais e internacionais. A programação inclui atividades exclusivas para desenvolvedores iniciantes ou profissionais e outras abertas ao público, como a exposição, game play e votação de jogos participantes do festival. O BIG é realizado pela empresa brasileira Game, co-realizado pelo MIS e pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e patrocinado pela FundaçãoTelefonica e Vivo.

Sobre Ale McHaddo – diretor porta-voz do BIG
Ale McHaddo se formou na USP em 1996 e é pós graduado em Narrativas Interativas pela mesma universidade. Dono fundador da 44 Toons e da empresa de jogos 44 BicoLargo, já dirigiu curtas premiados como “A Lasanha Assassina”, vencedor do prêmio da Academia Brasileira de Cinema em 2003, “O Fantasma da Ópera” indicado ao mesmo prêmio em 2005, “Super Herói Fora de Série” vencedor do prêmio de aquisição do Festival de Curtas de São Paulo e “Osmar, a Primeira Fatia do Pão de Forma”, vencedor do Kid’s Jury 2010 para pilotos de 11-14 anos, concedido pela MIP Junior (Cannes, França) dentre outros. De 2007 a 2009 foi presidente da ABCA e colaborou para a criação do ANIMA TV e do programa Pró Animação. A série para TV “Nilba e os Desastronautas” lançada em 2011 foi premiada pelo Prix Jeunesse Ibero Americano e está sendo distribuída internacionalmente. Hoje Ale McHaddo dirige o primeiro longa metragem da 44 Toons “Bugigangue no Espaço” e dirige também o BIG – Brazilian International Game Festival, primeiro festival com foco em jogos independentes, mercado e capacitação da América Latina a ser realizado em Novembro de 2012 em São Paulo

Serviço
BIG – Brazilian Internacional Game Festival
Data: 22 de novembro a 2 de dezembro
Local: MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo)
Endereço: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP
Horário: das 12h às 22h (dias úteis) e das 11h às 21h (fins de semana) – Dia 22.11, às 19h
Entrada: gratuita
Mais informações: www.bigfestival.com.br

TG

Zêr Arnaldo

Atua na área de Geoprocessamento, é editor do Titan Games. Foi curador da área games da Campus Party, adora quadrinhos, fotografia, astronomia, sonhador como Julio Verne, fan do bom e velho rock ‘n roll. Sua meta é conhecer os quatro cantos do mundo, ou quem sabe ir para o alto, e para o infinito ! 🙂

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !