Menu de Navegação de Páginas

Big Picture do Steam chegou e o Titan Games mostra como é!

A Valve lançou uma interface muito interessante que pode passar despercebida por muitos (inclusive o que aconteceu comigo), porém que da uma repaginada na cara do Steam e o torna bem mais interessante e intuitivo.

O novo serviço, cujo nome é Big Picture (grande imagem, na tradução literal) saiu de sua fase beta, estando disponível gratuitamente a todos os jogadores, e é uma nova maneira de utilizar o Steam voltado para  televisões que utilizam conexão HDMI com o computador/notebook, mostrando que a Valve está focando sua plataforma de jogos para ter uma melhor apresentação também nas televisões dos gamers, saindo um pouco do antigo formato que era focado mais para os monitores e telas de notebooks.

Eu só reparei essa nova função, quando fui fechar a janela do Steam no meu PC, e verifiquei o botão que aciona o novo serviço que encontra-se no canto superior direito (por mais que não seja um botão tão pequeno, eu tava na TV de 40” do meu quarto com a janela maximizada rs).

Assim que você entra no serviço, é bem perceptível que é voltado para conexões HDMI com uma placa de vídeo razoável, pois a tela de carregamento é muito bem feita e bem animada, mas deu uma leve travada pois minha placa é mais antiga e esta ligada via entrada VGA.

Conforme podemos reparar na imagem acima, temos as seguintes opções na tela inicial: a loja para compra de jogos (Store), a sua biblioteca de jogos instalados e a instalar (Library), a comunidade, onde podemos ver nossos amigos que estão online em algum jogo ou logados na Steam (Community), web e friends, que são os locais onde podemos navegar pela internet dentro do Steam e onde acessamos nossa lista de amigos e grupos do Steam, a engrenagem de configurações do Steam e o botão para fechar a nova interface. Detalhe que minha interface está em inglês, porém temos suporte a várias línguas, inclusive o português brasileiro.

Loja

A loja para compra dos jogos mudou, as imagens maiores contam com os jogos/aplicações em destaques já exibindo o preço da mesma, e na parte de baixo podemos conferir diversas seções da loja, como os mais vendidos, os negócios do dia (daily deals), novos releases  entre outras, permitindo ao jogador filtrar por aquilo que mais lhe interessar. A partir dela o jogador poderá comprar seus títulos favoritos sem precisar ir até o site do Steam Store.

Biblioteca de Jogos

Quando o jogador entra em sua biblioteca de jogos, ela mostra por padrão todos os jogos que a pessoa tem instalados no Steam, permitindo rolar horizontalmente entre eles, além de mostrar os jogos que estão sendo baixados para o jogador saber o progresso de download do jogo. E nesta página tem um botão abaixo dos jogos onde o jogador pode ver todas as compras que possuir no Steam, para baixar algum jogo que tenha comprado mas não tenha instalado ainda e até mesmo recuperar novos jogos comprados.

Comunidade

Na aba comunidade, o jogador poderá ver a imagem de seus amigos e o que eles estão fazendo na hora, se estão em algum jogo, ou se estão somente logados no Steam, podendo interagir com os mesmos.

E algumas novidades…

Mas você deve estar se perguntando “pô, essas coisas todas tem na interface antiga do Steam, não tem nada de novo além da interface?”. Sim tem, e eu trago pra vocês a primeira e mais evidente delas, que é o suporte a joystick, além do mouse e teclado padrões. O jogador poderá configurar um game pad em seu Big Picture, para poder navegar em seus menus além de jogar alguns títulos que tem suporte ao controle (mostrado na hora de escolha do jogo) como Castle Crashers, permitindo uma nova maneira de interação com a ferramenta.

Para configurar o controle, basta ir na tela inicial do Big Picture, clicar na engrenagem no canto superior direito e assim abrirá as opções de configuração da nova interface, depois é só escolher “controller” que você irá para a tela de configuração abaixo:

E clicando em “Edit Controls”, você poderá configurar seu controlador de jogo. Uma coisa interessante é que se repararmos bem, a imagem do controle que mostra para configurar é a do Xbox 360, que pode ser utilizado no computador, e incluí até o botão central Xbox Guide, mostrando que a Valve deve ter feito algum tipo de parceria com a Microsoft, para integrar mais ainda o Steam ao Xbox e vice-versa, tanto que eles sugerem que utilize um controle de Xbox com ou sem fio nos requisitos da nova interface. Toda configuração de controle feita, pode ser salva com um nome especifico e ser compartilhada com a comunidade Steam.

E essa nova possibilidade trouxe outra novidade, a navegação na internet pelo controle com a ferramenta de digitação Daisywheel (roda de margaridas na tradução literal) que a titulo de curiosidade, era uma tecnologia utilizada antigamente em máquinas de escrever. O navegador pode ser acessado a qualquer momento com os gatilhos traseiros esquerdo do controle, ou clicando no botão Web no canto inferior direito.

Navegador do Big Picture

Este novo modelo de navegação funciona da seguinte maneira: o jogador aponta a alavanca direcional para o lado do grupo de letras que pretende digitar, e com os botões do controle ele seleciona a letra especifica naquele grupo. Eu utilizei muito pouco, mas parece ser uma maneira muito mais intuitiva e rápida de se digitar utilizando um gamepad, quem sabe a Microsoft não traz ela pro Xbox em alguma futura atualização?

E por fim, a ultima funcionalidade a ser demonstrada é a área de amigos, localizada através do botão Friends no canto inferior direito, ou utilizando o gatilho traseiro direito, onde o jogador pode bater papo tanto por chat quanto por voz com sua lista de amigos, além de poder acessar o chat dos grupos no qual faz parte.

A opinião de quem vos fala (fala não, digita rs) é: Gostei bastante, uma interface nova e intuitiva, que pode ser controlada além do mouse e teclado por um joystick, além de permitir que mesmo com uma placa de vídeo mais antiga como a minha (GeForce 8600), o jogador aproveite da beleza da nova interface, sem que ela pese no jogo em execução.

Abaixo deixo os requisitos recomendados e o link para acessar o site oficial do Big Picture e acompanhar todas as novidades que estão por vir:

Requisitos de sistema para o Big Picture:

SO: Windows Vista, 7 ou 8. Mac OS X 10.7 (Lion) ou mais recente.

Memória: 1 GB de RAM

Processador: P4 com 3.0 Ghz, Dual Core com 2.0 Ghz (ou superior) ou AMD64X2 (ou superior)

Placa de vídeo: Necessário / pelo menos 256MB de memória e compatível com DirectX 9 com suporte a Pixel Shader 2.0b, Recomendado / 512MB+ de memória e compatível com DirectX 10

Espaço em disco: 1 GB recomendado

Conexão à internet: Banda larga recomendada

Controle: Controle de Xbox 360 Sem Fio para Windows, Controle de Xbox 360 Com Fio ou Logitech Wireless Gamepad F710 recomendados. Há suporte para teclado e mouse.

Site oficial: http://store.steampowered.com/bigpicture/

henrigama

Editor, formado em Desenvolvimento de Jogos Digitais, porém está trabalhando em algo que não tem nada a ver com jogos. Teve seu primeiro contato com jogos através de um master system, e tenta se manter ao máximo conectado ao mundo de games. Joga de tudo, odeia preconceitos com “gráficos”, sonha em ter um quarto com todos os videogames possíveis e imagináveis, além de trabalhar em alguma grande empresa desenvolvedora de jogos.

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !