Menu de Navegação de Páginas

RPG Nacional: Tagmar 2

RPG Nacional: Tagmar 2

Escreva novas regras, textos, crônicas e livros, crie aventuras, ilustre , interprete personagens, conte histórias e embarque em uma aventura épica, tudo isso disponível de graça na internet, isso é Tagmar 2!

Antes de fazer a devida apresentação ao Tagmar 2, vou ambientá-lo caro leitor não familiarizado com o mundo dos RPGs, por isso, este post talvez se torne relativamente grande, caso já conheça o mundo dos RPGs, sinta-se a vontade para pular para a parte que abordo o sistema e projeto em questão.

capa

Role-playing game

Ou seja RPG, ou em português: jogo de interpretação de personagens.

Não vou me prender a explicar profundamente o que é RPG, somente o necessário para compreender o Tagmar 2 , porém, apesar da tradução em si já nos dar bastante idéia do que se trata , para ajudá-los, aqui vai uma breve descrição contida na Wikipédia:

“… é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.

Para simplificar vou trazer uma analogia que me fez entender pela primeira vez o que é o RPG:

Pense em duas crianças brincando de “polícia e ladrão”, João é o polícial e Pedro o ladrão.

Uma partida de RPG é isto, pessoas interpretando personagens, neste caso, João interpreta o policial e Pedro o ladrão. Porém depois de algum tempo poderia haver discussões para saber se  “o tiro pegou ou não”, para isso se utiliza um sistema. Claro que habitualmente as partidas de RPG são jogadas com os jogadores reunidos em volta de uma mesa, descrevendo os atos para interpretar o personagem, e não correndo pelo parquinho hehe.

Projeto Tagmar 2

Tagmar é um sistema de RPG que segundo o site oficial, segue a linha Tolkieniana, com uma ambientação cheia  de raças e magias poderosas, com elementos que lembam a Idade Média européia.

Sob o título de “1º RPG brasileiro”, Tagmar foi publicado em 1991 pela editora GSA. Com a vantagem de possuir todo o necessário para se jogar em um único livro ganhou uma comunidade de fãs. Porém em 1977 a editora GSA fechou, o que deixou Tagmar esquecido até 2004, quando os autores decidiram liberar os direitos comerciais do RPG, desde que não fosse para fins lucrativos, assim nasceu o Projeto Tagmar 2 – A nova fase do 1º RPG Brasileiro-.

O projeto Tagmar 2 possui uma licença especial que torna todo o material gerado de domínio público, além de que este material é gerado e melhorado através de trabalho voluntário.

Dentre as principais características que me chamam a atenção no projeto Tagmar 2, posso destacar:

Totalmente de graça;

Totalmente na internet;

Totalmente nacional.

Isso mesmo, todo o conteúdo produzido pelo projeto Tagmar 2 pode ser baixado diretamente do site oficial, totalmente de graça, além de todo o conteúdo, como já dito antes, ser totalmente nacional. Ao utilizarmos o sistema Tagmar, estamos colaborando para o crescimento do RPG em nosso país.

Se você ainda quiser fazer mais, todo trabalho voluntário é bem-vindo nas mais diversas áreas, você pode colaborar:

Cuidando das regras: criando novas e melhorando existentes;

Expandindo a ambientação: escrevendo textos, crônicas e livros;

Expandindo a lista de criaturas: criando novas criaturas;

Cuidando das aventuras prontas: criando aventuras prontas totalmente novas para outros jogadores e/ou revisando existentes;

Ilustrando: criando ilustrações exclusivas para o projeto Tagmar 2.

Sistema Tagmar 2

Como dito antes, pode ser baixado na internet de graça, com várias opções diferentes de downloads, é incrível a quantidade de material disponível de forma tão fácil. O site disponibiliza desde um guia de regras resumidos, aventuras prontas, um kit para o mestre, livros expandindo a ambientação dos reinos existentes em Tagmar, além de um livro somente para a introdução à ambientação do mundo, e muitas outras opções.

Outras características deste sistema, é que ele utiliza dados como a maioria dos RPGs, mas também possui uma tabela para definir se a ação teve sucesso ou não, assim como para definir o efeito de sucessos ou falhas críticas. Com livros bem explicados e bom material pra iniciantes, se torna um bom sistema para quem vai jogar RPG pela primeira vez.

O sistema Tagmar 2 também possui:

6 atributos: Força, Físico, Agilidade, Aura, Intelecto e Carisma;

6 raças: Humanos, Pequeninos, Anões, Elfos-Dourados, Elfos-Florestais, Meio Elfos;

6 profissões: Guerreiros, Ladinos, Sacerdotes, Magos, Rastreadores, Bardos;

Sistema próprio de vida: Utiliza dois conceitos básicos: Energia Física e Energia Heróica

Sistema de magia: Baseado através de outro conceito: Karma;

Sistema de habilidade: Onde cada profissão tem suas especialidades e locais para aprimorá-las, como as igrejas para os sacerdotes e academias de combate para os guerreiros.

 

Conclusão

Tudo isto torna o Tagmar 2 um sistema completo e em constante aperfeiçoamento, que já possui uma vasta gama de materiais e uma ambientação bem trabalhada. Portanto não deixe de testar este sistema em suas mesas de RPG e caso ainda não jogue RPG, sem dúvida este é um bom sistema para começar!

Confira abaixo algumas ilustrações contidas nos livros:

Projeto Tagmar 2: http://www.tagmar2.com.br

RPG (Wikipédia): http://pt.wikipedia.org/wiki/Role-playing_game

by Jhordan

TG

Jhordan

Muito prazer me chamam de otário, por amor às causas perdidas. (Dom Quixote, Engenheiros do Hawaii)

Um comentário

  1. Show! Já baixei a primeira aventura pra ler, muito bem organizada!

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !