Menu de Navegação de Páginas

Aproveitando o carnaval com Harvest Moon!

Harvest Moon é um daqueles jogos que não agrada todo mundo, mas a quem agrada, se vê preso ao mundo virtual por um bom tempo! Cultive plantas, cuide de animais e construa uma família nesse carnaval!

Como eu não pude participar do hangout promovido pela equipe do Titan Games (que pode ser conferido aqui), resolvi trazer a vocês a minha singela contribuição de como aproveitar o carnaval, com muito jogo. Porém, ao invés de trazer vários jogos, trarei um único jogo, pertencente a uma série e que sem dúvida, lhe roubará muitas horas nesse carnaval.

Deixando de “papo-furado”, vamos falar do que interessa, primeiramente, pensei em falar de toda a série, mas acabei optando por falar um pouco da série somente no final e focar o post no título que mais tenho afinidade:

 

Harvest Moon: Friends of Mineral Town

Conhecido também pela sua forma abreviada, Harvest Moon FoMT foi desenvolvido e publicado pela Natsume e lançado em 2003, para Game Boy Advance (GBA), classificado como RPG e simulação.

Também existe uma versão , chamada Harvest Moon: More Friends of Mineral Town, muito parecida, com a principal diferença que a proganista é um personagem feminino, ao invés de masculino como ocorre no FoMT.

 

A história

O jogo começa com o protagonista chegando em uma fazenda para visitar alguém que ele considera como um avô, nesta visita ele descobre que o avô morreu e que deixou a fazenda como herança para si, a partir daí você controla o personagem. O nome dele, assim como o da fazenda, do cão, e de todos futuros animais, é escolhido pelo jogador.

O principal objetivo do jogador é obter lucros através de atividades típicas de uma fazenda, como colheitas, cuidados com animais (como vacas e ovelhas), além de mineração e se casar com alguma das garotas disponíveis do jogo, conseguindo assim, uma vida tranquila e feliz.

 

Gameplay

Acredito que aqui reside o grande “barato” do jogo, com uma jogabilidade simples, mas cheio de recursos, dificilmente você terá feito tudo que pode ser feito dentro do jogo, ao menos em pouco tempo.

Por não ser um daqueles jogos que apresentam um roteiro fixo de desenvolvimento, com fases e chefões é fácil você passar muito tempo jogando, buscando apenas algum objetivo que não seria destaque na história, ou simplesmente para fazer mais que aquele seu amigo.

Vou listar abaixo os principais destaques na minha opinião de gamer:

 

Tempo: o tempo é controlado dentro do jogo, ou seja, existe um calendário e um relógio. A variação da luz do sol conforme o dia passa também pode ser conferido. Além disso, o ano é dividido em 4 estações, cada uma com 30 dias e características próprias de clima.

 

Agricultura: Existe uma grande variedade de plantas, cada  uma possuindo uma estação correta em que deve ser cultivada, valores diferentes para a semente e consequentemente de revenda. A terra deve ser preparada para poder plantar, a sementa após plantada deve ser regada, e quando crescer, é necessário colher para revender, comer ou preparar pratos. Também é interessante notar que algumas plantas somente darão frutos uma vez e morrerão, outras seguirão vivas até o final da estação.

 

Pecuária: Vacas, ovelhas e um cavalo estão presentes no jogo, além de galinhas e cachorro. O produto obtido pode ser revendido ou utilizado para outros fins, como colocar o ovo na encubadora para dar vida a uma nova galinha ou o leite pra beber. A qualidade dos produtos também pode melhorar, aumentando o valor para revenda, além disso, ovelha, vaca e galinha podem ser procriados por um custo abaixo ao de comprar um animal novo.

 

Upgrade: Você possui uma boa quantidade de ferramentas, como enxada, machado, martelo e foice -dentre outras-, todas estas ferramentas podem receber upgrades no ferreiro, aumentando em muito sua eficácia. Além das ferramentas, as construções também podem receber upgrades, com efeitos variáveis, desde o aumento na sua casa para agradar sua esposa ao aumento do galinheiro para dobrar a quantidade de galinhas suportadas.

 

Social: Apesar de ser, um jogo “de fazenda”, Harvest Moon possui um lado social, com eventos que ocorrem durante o ano, você pode interagir com os habitantes da cidade, porém o destaque mesmo vai para a opção de se casar. Controlado por “corações” que aparecem em diferentes cores ao conversar com as garotas da cidade, você pode se casar com uma delas e formar uma família. Além desses destaques a cidade é livre e você pode passear por ela, e visitar os estabelecimentos que possuem horário definido de funcionamento.

 

Outros: O jogo possui diversas características que não foram citadas e outras que nem mesmo eu sei. Como a opção de criar uma amizade com 7 duendes, e após isso, pedir ajuda para cuidarem da sua fazenda, ou simplesmente jogar algum jogo com eles e a possibilidade de pescar e preparar receitas.

A série

Caso a jogabilidade de GBA ou os gráficos não lhe agrade, ou simplesmente não tenha um por perto, e se interessou pelo título, Harvest Moon é uma série bem grande que se estende para diversos consoles, tanto da Nintendo como da Sony.

Criado originalmente por Yasuhiro Wada, o primeiro título foi destinado ao Super Nintendo em 1997, e se chamava somente Harvest Moon.

Uma curiosidade da série, é que para alguns fãs, o melhor título é o Harvest Moon: Back to Nature, lançada para o PlayStation em 1999, enquanto para outros o Harvest Moon: More Friends of Mineral Town, lançado em 2003 para GBA, é o melhor.

Confira abaixo os títulos já lançados pertencentes a série principal:

Nintendo

Super Nintendo Entertainment System

Harvest Moon (1996)

 

Game Boy’s (Game Boy/Game Boy Color/Game Boy Advance)

Harvest Moon GB (Game Boy em1997 e Game Boy Color em 1998)

Harvest Moon 2 GBC (Game Boy Color em 1999)

Harvest Moon 3 GBC (Game Boy Color 2000)

Harvest Moon: Friends of Mineral Town (Game Boy Advance em 2003)

Harvest Moon: More Friends of Mineral Town (Game Boy Advance em 2003)

 

Nintendo 64

Harvest Moon 64 (1999)

 

GameCube

Harvest Moon: A Wonderful Life (2003)

Harvest Moon: Another Wonderful Life (2004)

Harvest Moon: Magical Melody (2005)

 

Nintendo DS

Harvest Moon DS (2005)

Harvest Moon DS Cute (2005)

Harvest Moon DS: Island of Happiness (2007)

Harvest Moon DS: Sunshine Islands (2008)

Harvest Moon DS: Grand Bazaar (2008)

Harvest Moon: The Tale of Two Towns (2010)

 

Wii

Harvest Moon: Tree of Tranquility (2007)

Harvest Moon: Magical Melody (2008)

Harvest Moon: Animal Parade (2008)

 

Virtual Console

Harvest Moon (2008)

 

Nintendo 3DS

Harvest Moon: The Tale of Two Towns (2011)

Harvest Moon: A New Beginning (2012)

 

Sony

PlayStation

Harvest Moon: Back to Nature (1999)

Harvest Moon for Girl (2000)

 

PlayStation 2

Harvest Moon: Save the Homeland (2001)

Harvest Moon: A Wonderful Life (2004)

 

PlayStation Portable

Harvest Moon: Boy & Girl (2005)

Harvest Moon: Back to Nature (2008)

Harvest Moon: Hero of Leaf Valley (2009)

 

PlayStation 3

Harvest Moon: Back to Nature (2008)

Harvest Moon: Save the Homeland(2011)

 

PlayStation Vita

Harvest Moon: Boy & Girl (2012)

Harvest Moon: Hero of Leaf Valley (2012)

 

Abaixo, imagens de alguns destes jogos:

 Devido à várias opções que o jogo oferece, deixarei sites que podem auxiliá-lo à desfrutar melhor do jogo:

Harvest Moon Ville – Site brasileiro com informações sobre vários títulos e atualizado constantemente: http://hmville.blogspot.com.br/

Harvest Moon Farm – Outro site brasileiro rico em informações: http://gamehall.uol.com.br/harvestmoon/

Ushi No Tane – Em inglês, talvez o mais completo site sobre Harvest Moon: http://fogu.com/

The Harvest Moon Wiki – Como o nome sugere, um Wiki, em inglês com um vasto conteúdo referente à todos os títulos: http://harvestmoon.wikia.com/

 

By: Jhordan

TG

Jhordan

Muito prazer me chamam de otário, por amor às causas perdidas. (Dom Quixote, Engenheiros do Hawaii)

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !