Menu de Navegação de Páginas

PS4 Confirmado! Saiba como foi a apresentação do primeiro console da nova geração

A Sony inaugurou oficialmente a nova geração dos Consoles de Videogame na noite de hoje. Diretamente de Nova York, em conferência para o mundo todo, o tão esperado PS4 foi confirmado.

E para quem acompanhou as mais de duas horas de evento acabou se frustrando apenas por um pequeno detalhe: a Sony não mostrou a imagem do console.

PS4 vai chegar ao mercado norte-americano no natal deste ano. E se fosse possível escolher uma palavra para definir a ideia do lançamento da Sony poderia ser a seguinte: Interação!

Mais do que foi visto até o momento em todas as plataformas, o PS4 vai colocar jogadores conectados o tempo todo, através de uma PSNetwork completamente reformulada. Este novo sistema vai permitir que os jogadores compartilhem vídeos e imagens em tempo real dos jogos com seus amigos ou com a comunidade geral se preferir.

Quando ficar preso em determinada parte do jogo, será possível pedir a ajuda do amigo mesmo que ele esteja a milhas de distância. Além disso será possível rodar jogos completos diretamente da Nuvem, sem precisar fazer o download para o console. Isto será possível por causa do sistema Gaikai, que foi comprado pela Sony ano passado. Através do Playstation Cloud os jogadores poderão ter acesso ainda a uma série de aplicativos, como Netflix, Facebook, PSPlus, dentre outros.

A nova rede social do PS4 vai permitir ainda transmissão de partidas online para outras plataformas, como o Facebook.

Arquitetura de PC

A primeira apresentação da noite ficou a cargo do CEO as Sony, Andrew House. O vídeo inicial lembrou as duas décadas de vida do Playstation e os principais momentos da história. Andrew falou o tempo todo em reinvenção da forma de jogar. Disse que a nova plataforma da Sony estaria mais integrada aos demais dispositivos, como tablets e smartphones.

Logo depois foi chamado ao palco um dos engenheiros que participou do projeto, Mark Cerny que fez uma fala mais técnica sobre as potencialidades da nova plataforma. O PS4 foi construído em cima de uma plataforma x86, como um PC comum e terá 8GB de memória RAM dedicada para os gráficos, como forma de facilitar a criatividade dos desenvolvedores, segundo Cerny.

A Sony bateu muito na tecla do sistema que foi criado “de desenvolvedores para desenvolvedores”. Um vídeo mostrou o depoimento de diversos representantes das produtoras falando sua experiência de estar trabalhando com as ferramentas do PS4.

A primeira demonstração que foi mostrada foi uma animação criada em Unreal Engine 4, com um nível de detalhe impressionante.

Dual Shock 4

O novo controle é realmente o que havia vazado na internet alguns dias antes da coletiva. Todos eles virão com sensores de movimento, mas tudo indica que não terão as mesmas funções do Move. Ele terá um touchpad, saídas para fones de ouvido, luzes para identificação dos jogadores, e um botão de compartilhamento. Este botão será utilizado para compartilhar o seu jogo com o restante da comunidade, dando a possibilidade até mesmo de outros jogadores assumirem o controle.

Integração e compatibilidade

O PS4 será integrado com o PS Vita, sendo que ele poderá ser utilizado como um segundo controle ou ainda ter acesso ao jogo do PS4 na tela do Vita. Em relação a compatibilidade, a Sony anunciou que os games do PS3 não poderão ser rodados no novo console, pelo menos por enquanto.

Games

Foram apresentados alguns jogos que estão sendo desenvolvidos exclusivamente para o PS4:

Killzone: Shadow Fall – Com certeza foi o jogo que mais conseguiu mostrar o potencial do console. Foi jogado em tempo real durante o evento e os detalhes e a quantidade de elementos gráficos vistos na tela foram impressionantes.

Driveclub – Jogo de corrida que também mostrou gráficos surpreendentes. Destaque para a diferença de iluminação da vista de dentro e de fora do carro. Pelo que foi dito, o jogo terá foco em disputas online contra times.

Infamous: Second Son – Continuação da franquia de sucesso está confirmada para a nova geração de consoles.

The Witness – Jogo de aspecto mais infantil mas ao mesmo tempo com gráficos muito bonitos, no estilo puzzle.

Desenvolvedoras

Na última parte do evento foram convidadas as desenvolvedoras parceiras para falarem um pouco de sua experiência com o PS4 e comentarem algumas das novidades que estão chegando por aí. Neste momento foram poucas as notícias realmente novas, apenas algumas projeções. Square-Enix confirmou um novo Final Fantasy para o PS4, cujos detalhes só serão revelados na E3; Ubisoft mostrou mais detalhes sobre Watch Dogs, que já apareceu na E3 do ano passado e que também será lançado para o PS3; A Blizzard confirmou o lançamento de Diablo 3 também para PS4; e a Activision deu uma prévia de Destiny, jogo no estilo FPS para o novo console.

Sem console

O evento terminou sem a imagem do console e sem o preço, apenas a promessa de lançamento para o natal deste ano.

Rodrigo Duarte

Um comentário

  1. Anuncios interessantes sobre o PS4, apesar de nada que nós já não soubéssemos. O novo controle basicamente é o mesmo DualShock com algumas melhorias ergonomicas, mas ainda nao faz sentido – pelo menos na minha opinião – ter o sensor de movimento em um controle tradicional, que oferece por si só muito mais precisão. A falta de imagens do console e de uma previsão de preço evidenciam que a conferência foi organizada com uma certa “pressa”…. quanto aos jogos anunciados, algumas coisas realmente interessantes, especialmente Diablo, Infamous, Killzone. Agora, a falta de retrocompatibilidade pode ser um problema, ainda que seja possivel jogar através do cloud, mas ainda sao poucos os consumidores, mesmo nos EUA que podem cotar com internet rapida o bastante pra isso…
    No fim, ainda é muito cedo pra tirar conclusões. Na E3 a Sony deve dar uma idéia mais clara de seus planos para o novo console.

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !