Menu de Navegação de Páginas

Portal: Simples e desafiador

Portal: Simples e desafiador

Através de sua simplicidade, Portal é cativante e prende o jogador até o fim, apresentando enigmas que vão se tornando mais complexos com o desenrolar do jogo, tudo isto em cima de um enredo único e bem tramado.

portal

Para fechar o mês de Março, trago desta vez, um puzzle que me prendeu do início ao fim, espero que se divirtam tanto quanto eu, o jogo em questão é Portal.

Portal foi desenvolvido e pulicado pela Valve Corporation e também publicado pela Microsoft Game Studios (XBLA), distribuído pela Eletronic Arts e pelo Steam, é single-player e teve seu lançamento em 2007. Para terminar a apresentação formal, Portal está presente nas seguintes plataformas:

  • Microsoft Windows;
  • Xbox 360;
  • PlayStation 3;
  • Mac.

 

Eu joguei Portal no Microsoft Windows, portanto todas as impressões registradas aqui, se restringem a esta versão. Agora, terminada a apresentação vamos às ditas impressões de forma simples e resumida para não cansar você, caro leitor:

 

Simplicidade

Portal possui uma jogabilidade, tanto em controles como em objetivos extremamente simples.

Com comandos clássicos para jogos FPS, não temos nenhuma dificuldade nem demora para aprendermos os comandos, andamos no teclado, miramos e disparamos no mouse.

Quanto aos objetivos, simplesmente devemos chegar a determinado local, completando as câmaras de testes (ao menos, no princípio) com o auxílio de portais.

 

Ambientação

Poucos jogos me chamam a atenção o ambiente em geral e a ambientação, o caso mais recente havia sido em The Walking Dead: The Game. Desde os gráficos, os sons à IA do game (inteligência artificial), passando pelo enredo (que será discutido mais adiante), a ambientação sem dúvida foi bem trabalhada.

Não há dúvidas que você sentirá na pele às experiências vividas pela protagonista, Chell, tanto nas câmaras de teste, quanto fora delas.

 

Desafio

Aqui reside talvez o principal elemento de Portal. Apesar de toda sua simplicidade, de termos simplesmente de alcançar determinado local, cada level vai se demonstrando cada vez mais desafiante, e isto lhe prenderá a este incrível game.

Durante os leveis, com o aumento do nível de complexidade, descobriremos diferentes formas de utilizarmos os portais, porém, levaremos um tempo até percebermos algo “simples” que até agora havia passado despercebido.

Esta aparente contradição, ao mesmo tempo ser simples e desafiador, garante uma posição de destaque em qualquer prateleira de jogos.

 

Enredo

Com um enredo bem trabalhado, caracterizado muitas vezes como humorístico e ao mesmo tempo sombrio, Portal se torna um jogo que não tem a oferecer somente uma boa dose de diversão, mas também uma boa história.

Porém, não cabe a mim lhe contar a história, nada melhor que conhece-la através do próprio jogo.

 

Tudo isto e mais um pouco, torna o Portal um jogo tão único, sendo considerado inclusive o jogo mais criativo de 2007 (ano de seu lançamento), então não perca mais tempo e vá jogar um pouco! Deixarei abaixo, um trailer que também apresentar um pouco do gameplay:

 

 

By Jhordan

TG

 

 

Jhordan

Muito prazer me chamam de otário, por amor às causas perdidas. (Dom Quixote, Engenheiros do Hawaii)

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !