Menu de Navegação de Páginas

Quer trabalhar na área de games e não sabe como começar? Confira algumas dicas importantes !

Quer trabalhar na área de games e não sabe como começar? Confira algumas dicas importantes !

Há algum tempo atrás estivemos conversando com Gerson Sousa, gerente executivo da Abragames, o qual compartilhou conosco algumas dicas importantes para quem está interessado em trabalhar no mercado de games.
controler-xbox

Confira abaixo como foi a conversa:

Titan Games: Gerson, qual o conselho que você daria para os jovens que querem encarar de frente o mercado de jogos, como uma profissão?

Gerson Sousa: Eu aconselharia a esses jovens, antes de tudo, uma boa preparação acadêmica, pois a indústria de vídeo games se encontra em constante transformação, e essas mudanças acontencem muito rápido, além disso, os níveis técnicos estão sempre em ascensão. Isto significa que para se ingressar neste mercado, os novos candidatos vão precisar não só da paixão por vídeo games e força de vontade de crescer nesta área, mas também de uma base concreta de conhecimento técnico para enfrentar a concorrência, pois são muitos os que querem fazer parte desta indústria, e existem tantos com muito talento e conhecimento que estarão também batalhando por uma vaga.

E achar que algum dia você vai se tornar um “Game Designer” só porque a sua cabeça é cheia de idéias incríveis para criar jogos, é uma grande fantasia, pois isso nunca acontecerá no mundo real. Infelizmente, já conheci muitas pessoas que queriam fazer parte desta indústria, mas que pretendiam iniciar a carreira já como “Game Designer”, logo de cara. Mas as coisas não funcionam bem assim, para se chegar à posição de “Game Designer”, há uma longa estrada a seguir.

Por isso, a melhor coisa é criar uma estratégia para que um dia possa alcançar a sua meta. O primeiro passo seria descobrir qual é a sua paixão, o seu talento, algo que você poderá fazer bem e com prazer durante a produção de jogos, como por exemplo: Programação, criação de texturas, composição musical, animação, modelagem em 3D, etc.

Uma vez que o seu talento foi identificado, comece a desenvolvê-lo. Faça cursos, pratique bastante, estude, procure desenvolver cada vez mais este seu talento, procure sempre se superar nos resultados do seu trabalho. E não se esqueça também de desenvolver o seu inglês, caso contrário, será muito difícil para progredir, seja qual for a sua área dentro da indústria.

Um dia, quando você achar que os resultados do seu talento já alcançaram um bom nível, prepare um excelente portfólio com aquilo de melhor que você tem para mostrar, e inicie a sua busca por trabalho. Nesta indústria, a criatividade é uma peça chave, portanto, seja qual for o seu talento, o desenvolva com muita criatividade, e o seu portfólio acabará se destacando em meio aos outros.

E se você já está trabalhando na indústria, não se acomode, não pare de querer sempre mais! Continue estudando, se desenvolvendo, ampliando os limites do seu talento e renovando as suas estratégias, pois assim você continuará sempre crescendo dentro desta indústria.

Uma outra maneira para se ingressar na indústria de vídeo games, é conseguir um trabalho de games tester. Esta é com certeza a maneira mais rápida, e digamos “mais fácil”, de pôr os pés dentro da indústria. Para isso, basta que você tenha uma paixão por vídeo games, e uma ótima habilidade para jogar qualquer tipo de jogos.

Uma vez trabalhando como tester, o progresso da sua carreira vai depender de como você irá desenvolvê-la. Crie um plano, veja onde você gostaria de chegar no futuro, e comece a se preparar, estude, aproveite todas as oportunidades para estar sempre aprendendo algo novo… Mas não fique acomodado, caso contrário, você correrá o risco de trabalhar como tester por muitos anos da sua vida, sem nenhum desenvolvimento na sua carreira.

Com determinação, de games tester, você poderá progredir a Team Leader… de Team Leader a Coordenador… de Coordenador a Gerente ou Assistente de Produtor… um dia se tornar Produtor… e assim por diante.

Gerson Sousa
Associação Brasileira dos desenvolvedores de jogos digitais
http://www.abragames.org/
gerson.sousa@abragames.org

TG

henrigama

Editor, formado em Desenvolvimento de Jogos Digitais, porém está trabalhando em algo que não tem nada a ver com jogos. Teve seu primeiro contato com jogos através de um master system, e tenta se manter ao máximo conectado ao mundo de games. Joga de tudo, odeia preconceitos com “gráficos”, sonha em ter um quarto com todos os videogames possíveis e imagináveis, além de trabalhar em alguma grande empresa desenvolvedora de jogos.

Leia também:

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !