Menu de Navegação de Páginas

Conheça os detalhes do OSVR Hacker, nova plataforma aberta para jogos de realidade virtual

Conheça os detalhes do OSVR Hacker, nova plataforma aberta para jogos de realidade virtual

O kit de desenvolvimento OSVR Hacker será desenvolvido pela Razer, uma das empresas envolvidas no ecossistema, e chegará ao mercado global em junho de 2015. A empresa que é líder mundial em dispositivos conectados e software para gamers, e a Sensics™, líder em realidade virtual de alta performance, se unem a outras grandes empresas de tecnologia e anunciam na CES 2015, em Las Vegas-EUA, o ecossistema Open-Source Virtual Reality (OSVR), um novo patamar de jogos de realidade virtual que irá ampliar ainda mais esse tipo de experiência. A Razer fará parte do projeto com o kit de desenvolvimento OSVR Hacker, composto por um dispositivo de realidade virtual e software de código aberto que permitem a programação de qualquer variedade de tecnologia de VR. Tanto o hardware quanto o software do OSVR suportam todos os níveis de jogos de realidade virtual.

Realidade Virtual Razer

Desde o início, o OSVR será compatível com alguns dos mais populares motores gráficos para games, como Unity 3D e Unreal 4 Engine, e também trabalhará com plug-ins de dispositivos de líderes do mercado de hardware, como Bosch e Razer, e com as novidades da Sixense e LeapMotion. Além disso, o OSVR suporta todos os dispositivos de realidade virtual, incluindo o Oculus DK 2 e o headset Totem da Vrvana.

Engenheiros do mundo todo desenvolveram uma interface padrão para jogos de VR. A plataforma aberta permitirá que empresas projetem e construam seus próprios aplicativos e hardwares utilizando qualquer sistema operacional, como Windows, Android e Linux.

“Os games estão caminhando em direção às plataformas de realidade virtual e isso representa enormes benefícios e desafios para os jogadores de todos os níveis,” disse Min-Liang Tan, cofundador, CEO e diretor criativo da Razer. “O OSVR coloca desenvolvedores de games, jogadores e fabricantes de hardware juntos para encontrar soluções e tornar os jogos de realidade virtual algo tangível para todos.”

“A chegada da plataforma aberta do OSVR acelera as inovações e oferece aos consumidores a liberdade de escolher a melhor combinação entre componentes de hardware e software”, disse Yuval Boger, CEO da Sensics. “Estamos entusiasmados com a parceria com a Razer e outros líderes de mercado para trabalhar juntos no OSVR”.

Em linha com a proposta do OSVR, o design do hardware do kit de desenvolvimento OSVR Hacker é acessível e aberto para incentivar os interessados a explorarem o projeto. Para tornar o software de desenvolvimento ainda mais simples, o kit possui alta qualidade e baixa distorção óptica que praticamente elimina a necessidade de corretores. Qualquer pessoa pode fazer o download de arquivos 3D e criar seu próprio óculos de realidade virtual.

Para mais informações sobre o funcionamento do OSVR, acesse www.osvr.com

Novos parceiros podem se juntar ao projeto. Os interessados devem entrar em contato via contact@osvr.com

O kit de desenvolvimento Hacker e demos do OSVR podem ser vistos na CES 2015 nos seguintes locais:

– Estande da Razer (número 31132), South Hall 3
– Hillcrest, no Hotel Renaissance (suíte 1130)

Sobre o OSVR:

O OSVR é um ecossistema projetado do zero para ser uma plataforma aberta de realidade virtual (VR) em dispositivos e jogos e que tem como único objetivo proporcionar a melhor experiência de jogo nessa esfera. Apoiado pelos líderes da indústria e com foco em games, o projeto OSVR reúne gamers de todo o mundo para ampliar os limites da tecnologia de realidade virtual em jogos.

Atuais apoiadores do OSVR

Fabricantes de displays: Sensics, Vrvana e Game Face
Desenvolvedores de games: Gearbox Software, Techland, Bully Entertainment, Untold Games e International Game Developers Association
Fabricantes de hardware: Razer, LeapMotion, Nod Labs, YEI, Sixsense, Bosch, SensoMotoric Instruments, Hillcrest Labs, Virtuix, Peebles Interface e produtores independentes
Outros: Otoy, TrinityVR, PriorVR, Nextgen Interactions, High Fidelity e Open Gaming Alliance

Além dos óculos de realidade virtual já mencionados, o OSVR oferece entrada para trabalhar com o Oculus DK2.

Para o desenvolvimento de games, os seguintes motores gráficos deverão ser compatíveis:

– Unreal Engine 4
– Unity 3D Engine
– HeroEngine
– Outras estão por vir

Preço: Gratuito
Disponibilidade: Já disponível com limitações para desenvolvedores e no segundo semestre de 2015 para o público.

Kit de desenvolvimento OSVR Hacker:

Preço: US$199,99
Disponibilidade: Junho de 2015

Características do produto:

Módulo HMD
– Hub de sensor com acelerômetro, giroscópio e bússola integrados.
– Conexão externa via USB 3.0 para acessórios
– 2 conectores USB 3.0 adicionais para expansão interna
– FPGA potente para máxima customização de hack

Display
– Display FHD de 5,5 polegadas com cabos flat e interface de display de placas para intercambio de painéis.
– Resolução de FHD de 1080×1920 com 60fps e 401ppi
– Display de placas adicional

Módulos ópticos
– Sistema NED (Near-Eyed-display) com elementos duplos de óptica esférica para excelente qualidade de imagem e baixa distorção.
– Campo de visão panorâmico de 100° diagonal (90°Hx90°V)
– Ajuste independente de distância entre pupilas e dioptria para uso sem óculos e máximo conforto

Módulo mecânico HMD
– Máscara facial removível
– Camada de espuma de microfibra de carvão vegetal de bambu para maior conforto

Confira o vídeo:

Para mais informações sobre o kit de desenvolvimento OSR Hacker, visite www.osvr.com.

Sobre o Grupo Razer – A Razer™ é líder mundial entre os fabricantes de hardware especialmente projetado para gamers, por gamers (For Gamers. By Gamers™). Fundada em 1998 por Min-Liang Tan e Robert “Razerguy” Krakoff, a Razer mantém parcerias com os principais jogadores profissionais para criar, fabricar e comercializar periféricos e produtos de precisão com tecnologia proprietária de ponta que dão aos usuários a vantagem competitiva. Com sede em Carlsbad, Califórnia (EUA), e escritórios em mais sete países, a premiada linha de produtos da Razer inclui alto-falantes de mesa, fones de ouvido, teclados, mouses, software e áreas (superfícies) para jogos, oferecendo o que há de melhor em precisão, sensibilidade, durabilidade e design.

Veja mais em www.razerzone.com.br

TG

Zêr Arnaldo

Atua na área de Geoprocessamento, é editor do Titan Games. Foi curador da área games da Campus Party, adora quadrinhos, fotografia, astronomia, sonhador como Julio Verne, fan do bom e velho rock ‘n roll. Sua meta é conhecer os quatro cantos do mundo, ou quem sabe ir para o alto, e para o infinito ! 🙂

Leia também:

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !