Menu de Navegação de Páginas

Confira um guia completo de como montar um PC gamer barato !

Os PCs Gamers são uma modalidade de computadores exclusivos para jogos de última geração, mas nada impede que o usuário rode softwares pesados nele, pois o mesmo possui um hardware avançado.

Como já deve ser de conhecimento de todos, as lojas de varejo não oferecem PC gamer para venda. Se oferecerem pode ter certeza que é furada. Isso porque tudo depende do gosto e necessidade do usuário, além disso pode acontecer deles montarem um computador baseado em peças de baixa qualidade.

Hoje vamos mostrar neste manual completo como montar um PC gamer sem gastar muita grana. Isso é claro sem passar raiva na hora de executar os seus jogos ou programas.

– Introdução

A primeira coisa a se fazer é encontrar uma loja ou fornecedor confiável para comprar as peças. Isso é o princípio de todo o processo, visto que para um PC ser de primeira mão, é preciso que o mesmo tenha uma base sólida.

Se você for dono de uma loja por exemplo, basta contactar o seu fornecedor. Agora se não tiveres um fornecedor confiável, pesquise no mercado livre, mas veja a reputação do vendedor, e levante o máximo possível de informações a respeito do mesmo, para verificar se ele é de confiança ou não.

Encontrado um fornecedor vamos a escolha das peças.

– Processador

AMD ou Intel? essa é uma pergunta que todos se fazem constantemente. Mas a nossa escolha é a seguinte: AMD. Fizemos essa escolha pelo fato de que a Intel possui bons processadores, porém careiros.

Ou seja, o custo benefício da AMD é melhor do que o da Intel. Por exemplo, você pode comprar um processador da AMD com os mesmos princípios do Core i7, com o preço pela metade, por exemplo.

E uma linhagem de processadores que achamos muito interessante é a Bulldozer. Logo abaixo você verá uma tableta com todos os modelos, faça a escolha de acordo com as suas necessidades.

Qualquer um desses processadores são essenciais para montarmos um PC bom e barato. Feito isso vamos prosseguir nosso guia com a escolha da placa-mãe.

– Placa-mãe

Placa-mãe como o nome já diz, é a mãe de tudo. Na escolhe dela, não recomendamos que você opte por uma mais barata. A nossa dica é que você gaste um pouco mais, pois uma boa placa é essencial para um desempenho surreal.

Como o nosso processador é um AMD, temos que escolher uma placa com soquete AM3+. Pois só ele é compatível com o tipo de processador que vamos utilizar.

Recomendamos veementemente a placa ASUS CROSSHAIR V FORMULA-Z. Ela possui um preço acessível para os moldes que queremos, um PC gammer e barato.

Há outros modelos mais barato, mas este é um critério teu. Se quiser adquirir outro modelo, aconselho que compre uma Asus ou Gigabyte. Essas são as melhores marcas do mercado.

– Memória RAM

A memória RAM auxilia o processador nos momentos de execução de tarefas. Existem diversos tipos de memória, para o nosso caso, obrigatoriamente temos que escolher uma DDR3.

A melhor marca na minha opinião é a Kingston. A quantidade mínima que devemos utilizar é 8 GB, a frequência mínima é de 1600Mhz, se puderes, escolha uma memória com frequência de 2100Mhz, pois essas são as melhores, porém mais caras.

– Armazenamento

Aqui temos um caso específico. Temos que utilizar 2 tipos de armazenamento, o HD convencional e o novíssimos SSD. Aconselhamos que você adquira um HD Sata 3 de pelo menos 1 TB.

O SSD é mais caro, por isso adquira um de mais ou menos 128 GB. O SSD para quem não sabe é uma modalidade diferente de armazenamento, ela é capaz de agilizar o processo na leitura dos dados armazenados.

Uma estratégia que você pode optar é a seguinte: use o seu SSD para instalar os seu programas preferidos, isso também serve para jogos. Instale os seus games preferidos na memória do SSD, pois ela é mais veloz.

Já o HD use-o para armazenar músicas, vídeos ou jogos que você quase não executa. Não exite em mover os jogos zerados do SSD para o HD, isso dará mais espaço para você instalar mais coisas no seu SSD.

– Fonte de alimentação

A fonte de alimentação é responsável pela alimentação do computador. Isso significa que ela distribui a energia para o seu PC. Se adquirires uma fonte ruim, obviamente o seu PC não receberá a quantidade ideal de energia.

Por isso é preciso investir em uma fonte boa, de pelo menos 500 Watts REAL. Aconselho que opte pela Corsair de 500 Watts Real, essa fonte é excepcional e com certeza irá fazer uma boa distribuição da carga.

Dr. Henk e Thermaltake são as principais marcas do mercado, juntas elas dominam o cenário de fontes. Se quiseres comprar um outro modelo ao não ser o que mostramos aqui, escolha um modelo referente às duas marcas, você não irá se arrepender.

– Driver de DVD

Hoje em dia existem os leitores de BlueRay, compre um e instale na sua máquina se pretender assistir este tipo de mídia. Todavia para jogos poderás escolher um leitor de DVD simplesinho.

Isso será o suficiente para instalarmos os nossos games sem nenhum problema.

– Placa de vídeo

As duas principais marcas de placa são nVidia e ATI Radeon, certo? e qual escolher então?

Recomendamos uma placa Placa de Vídeo ATI Radeon da AMD. A nVidia é da Intel, por isso se juntarmos a Radeon que é da própria AMD o negócio fica familiar correto?

Para a escolha do modelo da sua placa, aconselhamos a verificação da quantidade de BITS que a mesma possui. Para o nosso padrão “PC gammer barato”, aconselhamos a escolha de uma placa de no mínimo 256 Bits.

A placa que aconselhamos é a AMD RADEON™ HD 7850. Ela possui um preço meio salgado, porém é a mais em conta que encontramos para a performance que queremos.

Se fores escolher uma placa diferente da que recomendamos, certifique-se de que a mesma possua 1000Mhz de clock no mínimo.

– Escolha do Gabinete

Esse é um critério muito pessoal, não podemos citar especificamente qual é o melhor, porque não depende só disso, depende também do visual que você quer.

Portanto pesquise um gabinete bonito de 4 baias, como o Kit Barebone K311 da Satelite por exemplo. Esse modelo é muito bonito e possui um preço camarada.

– Monitor

O monitor tem que ser o maior possível, pois queremos ter uma experiência fantástica na jogatina. Por isso escolha um modelo de 21,5 polegadas, creio que esse tamanho é o ideal para qualquer jogador profissional.

– Acessórios e sistema

Para auxiliarmos na jogatina, precisaremos ainda de um bom teclado para jogos (aqueles com os botões coloridos), um fone de ouvido e um mouse óptico.

Esses periféricos são essenciais para jogadores de elite. Quanto ao sistema, recomendamos fortemente o Windows, desde que seja do 7 em diante. Isso porque você não terá problemas de compatibilidade com jogos ou programas.

Sabes montá-lo?

Para finalizar, temos que montar o nosso PC. Se você souber como fazer, faça-o. Em contrapartida, peça para um profissional para montá-lo caso você não saiba como fazer.

Seguindo o que foi ensinado aqui, você montará um PC bom e barato, com desempenho fantástico.

Este manual foi uma colaboração do Vagner Carvalho, do blog O Notebook.

TG

Zêr Arnaldo

Atua na área de Geoprocessamento, é editor do Titan Games. Foi curador da área games da Campus Party, adora quadrinhos, fotografia, astronomia, sonhador como Julio Verne, fan do bom e velho rock ‘n roll. Sua meta é conhecer os quatro cantos do mundo, ou quem sabe ir para o alto, e para o infinito ! 🙂

Leia também:

6 Comentários

  1. e memoria qual usar eu estou querendo montar um assim mais vc nao falo de memoria ram posta a memoria boa pra ele e o valor pls

  2. Pow, fiz esse orçamento na loja pichau e o total foi de 2770, sem o monitor.(Comprarei o monitor por fora)

    Ajudou muito ;3

  3. deve sair na faixa de uns R$: 4.000 mas pesquisando bastante, consegue fechar por menos…

  4. Muito bom!

  5. Ola amigo, essa configuração sai por quanto?

  6. Thank you!

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !