Menu de Navegação de Páginas

Tecnologia de Realidade Virtual da Razer desperta o interesse das grandes Universidades

Os organizadores do Open Source Virtual Reality, uma plataforma de software projetada para estabelecer um novo padrão de desenvolvimento aberto para dispositivos de entrada de realidade virtual, acaba de anunciar que 28 instituições de pesquisa estão se unindo à comunidade de desenvolvedores OSVR, como parte do programa OSVR™ Academia, que fornece kits de desenvolvimento de hardware (HDKs) e dá suporte às universidades parceiras e seus laboratórios de pesquisa.

“As tecnologias que norteiam a realidade virtual estão mudando rapidamente, e uma plataforma padronizada como OSVR permite adaptação mais veloz às novidades”, disse Aaron Westre, do Laboratório de Realidade Virtual da Minnesota University. “Precisamos integrar novos dispositivos de hardware e técnicas de software assim que ficam disponíveis. A arquitetura modular do OSVR nos oferece uma plataforma eficiente para aumentar nossa agilidade e criar novas experiências de realidade virtual para os usuários.”

O OSVR inclui uma plataforma aberta para design de hardware e framework de software. O kit de desenvolvimento de hardware fornece alta-fidelidade, amplo campo visual e processamento de vídeo onboard em um formato expansível. Já o de software tem um modo padronizado para descobrir, configurar e operar uma infinidade de dispositivos de realidade virtual, bem como para adicionar funções de processamento inteligentes, tais como mecânicas de gestos, algoritmos SLAM e mais. Ambos já estão disponíveis para download sem nenhum custo em www.OSVR.com.

A Razer e o OSVR

A Razer, líder mundial em dispositivos conectados e software para gamers, e outras grandes empresas de tecnologia anunciaram na CES 2015, em Las Vegas-EUA, o ecossistema Open-Source Virtual Reality (OSVR), um novo patamar de jogos de realidade virtual que irá ampliar ainda mais esse tipo de experiência. A Razer fará parte do projeto com o kit de desenvolvimento OSVR Hacker (um dispositivo de realidade virtual e software de código aberto) que permite a programação de qualquer variedade de tecnologia de VR. Tanto o hardware quanto o software do OSVR suportam todos os níveis de jogos de realidade virtual.

O OSVR é compatível com alguns dos mais populares motores gráficos para games, como Unity 3D e Unreal 4 Engine, e também trabalhará com plug-ins de dispositivos de líderes do mercado de hardware, como Bosch e Razer, e com as novidades da Sixense e LeapMotion. Além disso, o OSVR suporta todos os dispositivos de realidade virtual, incluindo o Oculus DK 2 e o headset Totem da Vrvana.

Engenheiros do mundo todo desenvolveram uma interface padrão para jogos de VR. A plataforma aberta permite que empresas projetem e construam seus próprios aplicativos e hardwares utilizando qualquer sistema operacional, como Windows, Android e Linux.

Realidade Virtual Razer

Conheça, abaixo, a lista de universidades que se uniram ao OSVR e veja em www.osvr.com a relação completa de apoiadores.

01. Cracow University of Technology, Poland
02. Desert Research Institute, USA
03. Hamburg University of Applied Sciences, Germany
04. Iowa State University, USA
05. Istituto Auxologico Italiano, Italy
06. Johns Hopkins University, USA
07. Nara Institute of Science and Technology, USA
08. North Dakota State University, USA
09. Ohio University, USA
10. Rensselaer Polytechnic Institute, USA
11. Ryerson University, Canada
12. The Art Institute of Vancouver, Canada
13. Università Cattolica del Sacro Cuore, Italy
14. Universitat de Barcelona, Spain
15. University College London, UK
16. University of California, Berkeley, USA
17. University of California, Riverside, USA
18. University of California, San Diego, USA
19. University of Central Florida, USA
20. University of Minnesota, USA
21. University of New Mexico, USA
22. University of North Carolina at Chapel Hill, USA
23. University of Portsmouth, UK
24. University of Texas at Dallas, USA
25. Vienna University of Technology, Austria
26. Virginia Tech, USA
27. Wichita State University, USA
28. York University, Canada, USA

Curta OSVR no Facebook: https://www.facebook.com/OpenSourceVR

Siga OSVR no Twitter: https://twitter.com/OpenSource_VR

Sobre o OSVR – É um ecossistema projetado do zero para ser uma plataforma aberta de realidade virtual (VR) em dispositivos e jogos e que tem como único objetivo proporcionar a melhor experiência de jogo nessa esfera. Apoiado pelos líderes da indústria e com foco em games, o projeto OSVR reúne gamers de todo o mundo para ampliar os limites da tecnologia de realidade virtual em jogos.

Para a lista completa dos apoiadores do OSVR e mais informações, visite www.osvr.com.

Sobre a Razer – A Razer™ é líder mundial entre os fabricantes de dispositivos conectados e software para gamers. Com projetos que transformam a maneira das pessoas jogarem e interagirem com outros jogadores e que se identificam com o estilo de vida gamer, a empresa ganhou o cobiçado prêmio de “Best of CES” nos últimos cinco anos e segue trabalhando para inovar e criar novas categorias de produtos para a comunidade de fãs dos jogos eletrônicos, estimada em mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Entre as premiadas tecnologias da Razer estão uma grande variedade de interfaces de usuários e de sistemas, VoIP para jogadores e uma plataforma em nuvem para customização e aperfeiçoamento de periféricos desenvolvidos para jogos. Para mais informações visite http://www.razerzone.com/about-razer.

TG

Zêr Arnaldo

Atua na área de Geoprocessamento, é editor do Titan Games. Foi curador da área games da Campus Party, adora quadrinhos, fotografia, astronomia, sonhador como Julio Verne, fan do bom e velho rock ‘n roll. Sua meta é conhecer os quatro cantos do mundo, ou quem sabe ir para o alto, e para o infinito ! 🙂

Leia também:

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !