Menu de Navegação de Páginas

Conheça 5 provas científicas de que os jogos fazem bem !

A maior preocupação dos pais hoje em dia é com o conteúdo que seus filhos estão consumindo. Seja na TV, na internet ou mesmo na rua. Como este conteúdo irá interferir em seu crescimento e o fará uma pessoa melhor.

Esta preocupação é muito válida, pois como responsáveis pela criança é necessário estar de olho no que ela assiste, lê ou joga. Já foi comprovado por pesquisas das melhores faculdades norte americanas, como Iowa, Rochester e Albuquerque, que os jogos são estimulantes e muito importante para o crescimento intelectual das crianças.

Quando falamos em jogos, estamos nos referindo a qualquer modalidade desde tabuleiros até os jogos eletrônicos. Hoje em dia não é necessário possuir um console para se jogar alguns games, é possível se jogar online, desde os jogos mais simples como jogos da velha, ligar pontos, vestir personagens, até os mais complexos como o RPG (Role Playing Game ou em português Jogo de Interpretação de Papéis) onde cria-se o jogo desde o início.

5 provas científicas de que os jogos fazem bem:

1-Pesquisadores da Universidade de Nottingham (Inglaterra) descobriram que se a criança passar uma hora por dia jogando pode melhorar a visão. Já na Universidade de Rochester (Estados Unidos) a pesquisa mostrou que jogos de tiros em primeira pessoa além de melhorarem a visão fazem com que a capacidade do cérebro aumente, pois é necessário prestar atenção em várias situações ao mesmo tempo, com isso a resposta para alguns eventos é tomada mais rapidamente do que em crianças que não jogam.

2-Em Albuquerque (Estados Unidos) foi realizada uma pesquisa com vinte e seis garotas durante três meses elas jogavam Tetris por 30 minutos diários. Com esse estudo os pesquisadores descobriram que o córtex das meninas que jogaram ficou mais espesso. Essa parte do cérebro está ligada à coordenação de informações visuais, auditivas e táteis.

3-A Universidade de Ottawa (Canadá) testou o console Wii em pacientes com o Mal de Parkinson. Em seis semanas durante 30 minutos diários com o Wii Fit, jogos de exercícios, com 15 minutos do Wii Sports, com esportes, foi comprovado que esses pacientes tiveram uma melhora no equilíbrio. Os pesquisadores acreditam que utilizar jogos podem ajudar a diminuir o declínio das funções corporais.

4-Alguns consoles como o Xbox ou mesmo o Wii possuem jogos de movimento. Com isso a criança faz exercícios e se diverte ao mesmo tempo. Não existe mais aquela premissa em que jogar deixa a criança obesa e menos inteligente. A cada dia esse conceito é desmentido.

5-A Universidade de Iowa (Estados Unidos) comprovou que jogar por 3 horas semanais aumenta a coordenação motora e visual, com isso a possibilidade da criança se tornar mais ágil cresce consideravelmente.
Por isso os jogos são indicados para as crianças. Hoje em dia as crianças já nascem com um celular ou tablet nas mãos. Para ver os desenhos ou mesmo para entretê-las. Os jogos online têm a infinita possibilidade de agradar, divertir e ensinar as crianças em suas mais variadas idades.

Jogos para determinadas idades

Crianças a partir dos 3 anos

Para essa idade jogos com personagens de seus desenhos preferidos estão entre os mais jogados: Peppa Pig, Galinha Pintadinha ou Patati e Patatá.

Crianças a partir dos 6 anos

Nesta idade é interessante colocar jogos que façam a criança começar a ver o que está errado. Jogos como os 7 erros fazem com que a criança tenha mais rapidez nas atividades.

Crianças a partir dos 8 anos

Nesta idade as crianças optam por jogos mais complexos. Como quebra-cabeça, jogo da forca, busca por pistas.

Crianças a partir dos 10 anos

Além dos jogos de esportes, de vestir, aqui inicia a vontade de ser alguma coisa quando crescer. Seja policial ou seja médico. Os jogos possibilitam a criança descobrir as profissões e também os jogos de tabuleiro como o xadrez e o ludo que se pode jogar online.

Adolescentes dos 14 anos em diante

Para essa idade onde eles estão mais preocupados em serem aceitos, é legal jogos de ação ou aventuras para além de distrair poder ensinar.

Os jogos são artifícios interessantes para utilizar nas crianças e fazer com que elas tenham mais agilidade, raciocínio rápido e coordenação motora. O crescimento delas com os jogos é visivelmente perceptível, por isso introduza os jogos no cotidiano delas.

Sobre Jogar Jogo Grátis:

Jogar Jogo Grátis está no ar desde 2009 trazendo diversão, aprendizado, entretenimento para crianças, jovens e adultos. Os jogos são totalmente gratuitos e se joga online, não sendo necessário cadastro para se divertir.

Zêr Arnaldo

Atua na área de Geoprocessamento, é editor do Titan Games. Foi curador da área games da Campus Party, adora quadrinhos, fotografia, astronomia, sonhador como Julio Verne, fan do bom e velho rock ‘n roll. Sua meta é conhecer os quatro cantos do mundo, ou quem sabe ir para o alto, e para o infinito ! 🙂

Leia também:

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !