Menu de Navegação de Páginas

Perdido com os termos “gamisticos”? O Titan Games te dá uma força !

Hoje é possível jogar videogames no smartphone, na Smart TV, nas mídias sociais, no PC, no tablet, nos consoles, enfim, em uma infinidade de dispositívos.

Com isso, o tempo em que se dizia que os “videogames são coisas de criança” parece que já se tornou coisa do passado e novos fãs surgem a cada dia.

Se você está começando a desvendar este mundo fantástico dos videogames e as vezes encontra termos e palavras estranhas que os outros jogadores utilizam e você nunca ouvir falar, não se preocupe, pois o Titan Games vai te ajudar a entender alguns dos principais termos utilizados hoje em dia sem que você precise recorrer ao Google para buscá-los.

Confira abaixo alguns termos e nomenclaturas utilizado pelos gamers no mundo todo:

– Modo Coop (Modo Cooperativo): Como o nome já sugere, é o modo de jogo que permite a cooperação entre os jogadores para alcançar o objetivo. Nele, dois ou mais jogadores podem trabalhar juntos para superar obstáculos e cumprir missões (Ex. Army of Two: The Devils Cartel).

– Dashboard: É a tela principal dos consoles, sua função é semelhante a área de trabalho do PC, pois é a partir dela que os jogadores tem acesso a todos os jogos, etc (Ex. Quando aperta o botão com o logo do PS4 ou Xbox).

FPS (First Person Shooter): Tiro em primeira pessoa – Utilizado muito em jogos de tiro, é quando o jogador vê o cenário do jogo através do ponto de vista do personagem, visualizando apenas as mãos e as armas que ele carrega.

TPS (Third Person Shooter): Tiro em terceira pessoa – Também utilizado em jogos de tiro, porém o jogador tem a visão do personagem como um todo, podendo a câmera se apresentar em diversos angulos e distancias do personagem.

– Frame Rate: Refere-se a quantidade de quadros por segundo que dão origem ao movimento. Geralmente os jogos são desenvolvidos com 30 quadros por segundo, porém quanto maior esta taxa de quadros, melhor se torna a qualidade dos gráficos.

– Hack ‘n Slash: São aqueles jogos de ação em tercera pessoa nos quais se utilzam os combates corpo a corpo.

– Lag: Sabe quando durante a jogatina on line, tudo se torna lento e parece que o jogo está querendo travar? Esta é o famoso Lag. Mais tecnicamente, é quando a troca de pacotes de dados entre o servidor do jogo e o seu computador não está normal, ou seja, o servidor pede mais que a internet do jogador pode enviar, ou até mesmo quando o pacote de dados que o seu jogo envia percorre um enorme caminho até chegar ao servidor, além da volta do servidor a sua maquina, se esse trajeto ida e volta demora ou sofre alguma lentidão ai surge o nosso amigo LAG.

– Macro: Com esta opção, é possível agrupar um conjunto de ações de um jogo e executá-las continuamente, geralmente utilizados em jogos de computador.

– MMORPG: Vem do inglês – Massive Multiplayer Online Role Play Game. São aqueles jogos de RPG online que reúne milhares de jogadores ao mesmo tempo. O maior exemplo de um MMORPG é o World of Warcraft.

– MOBA: Também vem do inglês – Multiplayer Online Battle Arena, são geralmente jogos de estratégia onde o jogador é responsável apenas por um personagem com o objetivo de ajudar a sua equipe a derrotar a equipe adversária.

– Quest: São as missóes principais que os jogadores devem completar em um jogo para evoluir o seu personagem ou a sua equipe, ganhar itens e chegar ao fim do jogo ou ir para outros mundos, outros locais. As Quests estão sempre presentes nos jogos de RPG on line mas podem ser vistos em outros jogos, e podem ter outros nomes (contratos, tarefas, missões, etc).

– Side Quests: São as missões paralelas que os jogadores não são obrigados a cumprir em um jogo para chegar em seu final ou prosseguir na história, porém ajudam muito ao jogador subir de nível, conseguir itens raros, abrir novos locais, etc.

– RPG: (Role Playing Game) São aqueles jogos em que o jogador cria o seu personagem e conforme o jogo vai se desenrolando as suas habilidadades e níveis vão se alterando, de acordo com as suas ações.

– RTS: (Real Time Strategy) Neste estilo de jogo as estratégia são decididas em tempo real, para coordenar um ataque ou defender objetivos sem que o tempo pare durante as ações.

– Shooter: Talvez seja o estilo mais popular entre os gamers. Trata-se de jogos de ação com tiros, podendo ser tanto FPS quanto TPS.

– Jogos Beat’em up: São aquele jogos de combate, nos quais o jogador vai enfrentando uma infinidade de inimigos e avançando por um cenário linear (Ex. Streets of Rage).

– Versão Alfa: Versão de um jogo incompleta, onde os desenvolvedores liberam o jogo para um grupo limitado de jogadores escolhidos por eles testarem como está sendo o desenvolvimento do jogo, precede a versão beta.

– Versão Beta: Trata-se da primeira versão completa de um jogo e último teste antes de seu lançamento, através do qual é realizada as correções finais.

– Mod: Mod vem do termo ‘modification’, referindo-se a modificações que podem ser feitas em um jogo, hardware, software, visando a modificação daquilo que originalmente foi desenvolvido para algo mais divertido ou melhor. Nos jogos servem para adicionar novas funcionalidades e geralmente são feitos pela comunidade gamer. (Ex. Counter Strike é um mod do jogo Half-Life).

– Cheat: É um programa ou ‘mod’ que permite ao jogador obter ajuda vantagem extra durante uma partida, normalmente aproveitando-se de um erro de programação ou design do jogo. Uso de cheat por alguém geralmente é passível de banimento do jogador por parte dos desenvolvedores ou por parte das empresas donas dos vídeos-games.

– Cheater ou Xiter: Ser chamado de ‘xiter’ é quando as pessoas desconfiam que o jogador está utilizando um cheat para obter vantagem.

– Combos: É o conjunto de ações de um personagem que melhoram um resultado do que se fossem executados separadamente. Os combos são geralmente utilizados em jogos de luta, onde a combinação de vários botões resultam em habilidades melhoradas de seus personagens causando mais dano ao adversário.

Drop (ou Dropar): Dropar é quando um inimigo ou personagem do jogo após uma ação (geralmente depois de uma derrota) deixa algum item para o jogador como brinde por aquela ação.

– Loot: Os itens dropados por inimigos são conhecidos como loot, na qual a palavra refere-se a “saquear”, ou seja, o ato de derrotar um inimigo faz com que o jogador “saqueie” seus pertences e os leve consigo (mesmo o inimigo já estando morto).

– Matchmaking: Alguns jogos precisam de N jogadores para começar algum modo específico, seja ele competitivo ou cooperativo, e o sistema que casa os jogadores com uma mesma partida é conhecido como Matchmaking. (Ex. Os assaltos de Destiny que são obrigatórios 3 jogadores).

Gostou?

Se quiser acrescentar um outro termo que esquecemos em nossa lista, é só utilizar o espaço para comentários, logo abaixo !

Abração !

TG

Zêr Arnaldo

Atua na área de Geoprocessamento, é editor do Titan Games. Foi curador da área games da Campus Party, adora quadrinhos, fotografia, astronomia, sonhador como Julio Verne, fan do bom e velho rock ‘n roll. Sua meta é conhecer os quatro cantos do mundo, ou quem sabe ir para o alto, e para o infinito ! 🙂

Leia também:

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !