Menu de Navegação de Páginas

Lute batalha por batalha até tornar-se rei!

Entre nos campos de batalha em Mount & Blade: Warband, vença os confrontos, ganhe prestígio, faça aliados e derrote os inimigos, consiga fama e poder neste incrível jogo, diferente de todos os outros que você conhece.

É difícil resumir esse jogo em uma frase curta para colocar de subtítulo para o post, por isso eu espero que todos que acessarem o Titan Games tenham tido curiosidade de clicar para lerem um pouco mais sobre esse jogaço. Bom vamos começar com alguns detalhes técnicos, depois eu conto um pouco sobre o jogo e claro, sempre exponho minha opinião pessoal, se eu não gostasse do jogo não estaria aqui escrevendo sobre ele.

Mount & Blade: Warband foi desenvolvido pela TaleWorlds Entertainment e  anunciado em 2009, em 2010 foi publicado pela Paradox Interactive. Ele pode ser adquirido pelo website oficial ou pelo Steam e roda tanto em Windows como em Linux e no Mac OSX. M&B: Warband também foi a primeira sequela do jogo original Mount & Blade, trazendo uma nova facção e aumentando as opções políticas do jogador e por fim, é considerado um jogo de RPG, simulação e estratégia, com opções de jogo singleplayer e multiplayer.

Ele já havia sido citado pela Titan Games como um dos jogos mais vendidos no Steam em Abril de 2010, como podem ver neste post aqui.

Mas bem, vamos falar do que interessa agora, o que tem de tão bom nesse jogo?

Acho que a primeira coisa que me chamou a atenção, é que é um jogo sandbox, não possui uma história linear. Existe um mundo por onde você anda, interage com os personagens e vai moldando sua própria história. Existem 6 facções ao todo, dependendo de como você decidir jogar pode se tornar um mercenário, entrar para alguma facção, ser neutro…

É interessante que os personagens do jogo “ouvem falar” de suas batalhas e possuem uma “memória”, uma grande vitória se espalhará pelos reinos e quando você se encontrar com algum senhor, ele saberá quem é você, assim como uma grande derrota também se espalhará. Além de você ter um relacionamento com cada uma das facções, você possui um relacionamento com cada um dos senhores (reis, duques, sultões…), com cada uma das vilas e castelos separadamente também.

Você também pode aprender poemas, e cortejar as ladys, e propor casamentos. Existem torneios que ocasionalmente as facções realizam, no qual você pode participar para chamar a atenção de alguma lady específica, assim como também existe a arena onde você pode treinar e ganhar dinheiro. Para treinar especificamente, pelo mapa existem campos de treinamento, onde você melhora o nível dos soldados que lhe acompanham.

Outra coisa interessante é as batalhas, você anda com um grupo de soldados que lhe acompanha, o tamanho desse grupo depende de algumas habilidades sua como sua capacidade de liderança, moral e renome. Você pode conseguir soldados recrutando nas vilas, mas aquela que você saqueou e queimou, provavelmente não vai ter ninguém disposto a lhe ajudar, em compensação outra vila que você ajudou a salvá-la dos bandidos há mais chance de encontrar alguém disposto a lhe seguir. Mas você também pode contratar mercenários nas tavernas ou oferecer que prisioneiros de guerra que você fez entrem para seu grupo.

Entre os prisioneiros de guerra, você pode capturar senhores importantes de outras facções, que você pode negociar por um valor mais elevado ou pela paz. É bom lembrar que existem alguns fatores que influenciam o jogo, como a moral, que vai depender de seus resultados em batalha, o renome que depende basicamente da importância e grandiosidade das batalhas que você participou, e da honra que depende de suas atitudes.

Então você pode ser um famoso bandido, ou famoso cavaleiro nobre. Devido à sua característica de RPG, você possui níveis, habilidades e atributos que pode ir melhorando durante a partida, assim como equipamentos. E os soldados que lhe acompanham também possuem níveis e diferentes evoluções possíveis, você pode escolher se um mesmo soldado se tornará um cavaleiro ou um arqueiro. Ainda há personagens especiais que você pode alterar inclusive o equipamento.

Durante as batalhas, você controla seu personagem e pode dar ordens pros seus soldados, o cavalo é importantíssimo no jogo. Você pode também invadir outros combates, tentar fugir, sacrificar parte dos seus soldados para fugir, tomar castelos, defender castelos…

Eu esqueci de citar, mas também há a questão de comprar terras nos castelos, mas não posso falar muito porque ainda não consegui, pois preciso ter uma boa relação com o castelo, e com o senhor do castelo. Mas enfim, é um jogo muito bom, a única coisa que podem reclamar é dos gráficos que não são de última geração (mas estão fazendo um novo que promete), mas bem, para mim, o resto é mais importante, e este é um dos melhores jogos que joguei na minha vida.

Site oficial do jogo: https://www.taleworlds.com/en/Games/Warband

 

Jhordan

Muito prazer me chamam de otário, por amor às causas perdidas. (Dom Quixote, Engenheiros do Hawaii)

Leia também:

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !