Menu de Navegação de Páginas

Que tal programar jogos utilizando LUA?

Não se trata de astronomia, ou algo parecido, galera! LUA é uma das linguagens de programação mais poderosa, rápida e leve do mercado.

Não é a toa que ela foi utilizada nos games que se tornaram grandes sucessos, como World of Warcraft e Angry Birds. Lua é atualmente a linguagem de script mais usada em jogos.

E para quem nunca ouviu falar e não conhece, Lua é inteiramente projetada, implementada e desenvolvida no Brasil, por uma equipe na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Mas como faz para aprender LUA?

Depois de 12 anos sendo publicado em diversos idiomas, finalmente foi lançada este mês a primeira versão em português do livro “Programando em Lua”, do Prof. Roberto Ierusalimschy, do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).

Anteriormente, a obra era vendida apenas em inglês, alemão, coreano, japonês, chinês e russo. Lua é uma linguagem de programação famosa mundialmente e utilizada em softwares complexos e em jogos para computador, além de programas como o Adobe Photoshop Lightroom e no site da Wikipedia.

Há 22 anos, Ierusalimschy, em parceria com Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes – vinculados ao Departamento de Informática e ao Grupo de Tecnologia em Comunicação Gráfica (Tecgraf) da PUC-Rio – criou Lua e, desde então, vem desenvolvendo a linguagem de programação e atendendo às novas demandas dos usuários.

Para saber mais sobre esta linguagem e como comprar o livro acesse:

http://www.lua.org/portugues.html

TG

henrigama

Editor, formado em Desenvolvimento de Jogos Digitais, porém está trabalhando em algo que não tem nada a ver com jogos. Teve seu primeiro contato com jogos através de um master system, e tenta se manter ao máximo conectado ao mundo de games. Joga de tudo, odeia preconceitos com “gráficos”, sonha em ter um quarto com todos os videogames possíveis e imagináveis, além de trabalhar em alguma grande empresa desenvolvedora de jogos.

Leia também:

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !