Menu de Navegação de Páginas

Craft The World = Dungeon Keeper + Terraria + Dwarf Fortress

Uma mistura de Dungeon Keeper, Terraria e Dwarf Fortress, assim Craft the World se autodefine. Controle uma tribo de anões como um Deus e guie-os por diferentes mundos, do carvão ao mithril.

O último jogo que me prendeu por horas (pelas minhas horas livres) foi Craft The World. Em uma tradução livre da definição encontrada no site oficial do jogo, temos que ” Craft The World é um jogo sandbox de estratégia único, a mistura de Dungeon Keeper, Terraria e Dwarf Fortress“.

Realmente, a primeira coisa que pensei quando abri o jogo foi: “parece Terraria!”. Mas conforme fui jogando também pude perceber que é bem mais que “um jogo com elementos de Terraria”. Para me ajudar a construir esse texto de apresentação do jogo, vou aproveitar as principais características levantadas no próprio texto de apresentação oficial do Craft The World, mas será uma tradução simplesmente, trarei a minha própria opinião sobre estas características.

 

Simulação de Deus

Você é o responsável pela manutenção do bem estar de uma tribo de anões, eles seguirão suas ordens sobre o que deve ser escavado ou construído, e algumas vezes você precisará dar uma ajudinha para eles neste percurso. Como responsável você deve fornecer recursos como comida e roupas por exemplo.

Para tornar mais pessoal essa relação Deus-tribo, cada anão também recebe um nome próprio, pode parecer uma característica irrelevante, mas eu sempre brinquei sobre o “tratamento frio” que damos para nossos subordinados nos jogos. Um nome próprio adiciona um pouco de “humanidade” nos anões, fazendo que com nós -ou pelo menos eu- deixe de ver aqueles personagens apenas como peões.

Uma coisa que pode ser irritante no começo é o que podemos chamar de falta de destreza dos anões no começo, apesar de eles escalarem paredes, eles costumam cair com uma aparente facilidade, o que me fez construir muitas escadas e ferramentas para os auxiliar. No final achei até bonito a arquitetura (posso chamar de arquitetura será?) de minhas minas.

 

Caixa de areia (Sandbox)

O jogo possui diferentes mundos que vão sendo liberados conforme você avança, mas cada mundo apresenta a característica de sandbox. Isso nos dá uma liberdade agradável e conhecido de quem já jogou jogos como terraria, devido à sua jogabilidade 2D.

Um jogo “caixa de areia” (Sandbox em inglês) é um jogo que nos dá liberdade de brincarmos com o ambiente, nos colocando o mínimo de restrições possível, por isso a analogia à uma caixa de areia, onde podemos modelar como quisermos a areia.

 

Artesanato (Crafting)

O jogo apresenta uma árvore de tecnologias. Conforme progredimos vamos liberando a receita de novos itens, melhores que os anteriores, seja em defesa, dano ou conforto fornecido.

 

Estratégia em tempo real (RTS – Real Time Strategy)

 

Craft The World apresenta um sistema interessante de construção de abrigo. Com um totem que fornece uma proteção para o mesmo, existe algumas restrições para algo possa ser considerado um abrigo e o totem funcione.

Somente nas construções que cumprirem os requisitos e tiverem um totem, os anões podem dormir em suas camas para recuperar suas vidas, e a velocidade com que a vida é recuperada depende do conforto do abrigo.

Ao mesmo tempo que seu abrigo apresenta uma importância vital para os seus anões, exige uma dedicação e estratégia para o desenvolvimento do mesmo, e também é um alvo para os seus inimigos, o que nos leva ao próximo item.

 

 

 Torre de Defesa (Tower Defense)

De tempos em tempos determinados, uma onda de forças malignas surge em seu mundo buscando destruir seu abrigo. A cada vez a onda é mais forte, o que exige um aprimoramento das defesas do seu abrigo, assim como dos próprios habitantes das mesmas.

Também uma horda de inimigos menores que surgem aleatoriamente no seu mundo para atacar seu abrigo e roubar seus recursos, esteja preparado!

 

 

Magia

Como um Deus que você é, certamente não poderia lhe faltar magia. Subindo níveis você vai conseguindo invocar magias cada vez mais poderosas e mais caras, indo desde a abertura de portais para ajudar seus anões até a destruição de áreas.

Os anões também podem utilizar magia para se defender, contanto que você forneça cajado para os mesmos.

 

Extras

O que não foi destacado até aqui e faço questão, é a possibilidade de controlar individualmente cada anão. Não só de dar ordens se resume ao jogo, você também pode assumir o controle a hora que desejar de qualquer anão.

Também acho interessante que cada anão pode acumular três habilidades diferentes que dão bônus em diferentes atividades. Essas habilidades também pode ser melhoradas.

 

De brinde uma captura de tela do meu jogo.

O jogo pode ser comprado na steam neste link aqui.

Jhordan

Muito prazer me chamam de otário, por amor às causas perdidas. (Dom Quixote, Engenheiros do Hawaii)

Leia também:

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !