Menu de Navegação de Páginas

Colégio Bandeirantes cria game para apoiar ensino de espanhol

O Colégio Bandeirantes, uma das seletas escolas de São Paulo autorizadas a aplicar o exame do DELE(Diploma de Español como Lengua Extranjera) em todos os níveis, incluídos os mais altos das provas de proficiência, acaba de criar um jogo para iPad elaborado especialmente para apoiar o ensino da língua espanhola. Na instituição, será usado como material didático com alunos do 7º ano, mas também estará disponível para aquisição na Apple Store, para qualquer usuário do sistema IOS.

Com o apoio de desenvolvimento da Smyowl, “Un Viaje Por América Del Sur” é um jogo de aventura no estilo Point & Click, ou seja, o cenário é explorado com a ajuda do toque do dedo no tablet. O game propõe que o jogador recupere a Cuia e a Bombila de chimarrão do bisavô do personagem principal. Para isso, é preciso percorrer diversos monumentos e pontos históricos da Argentina e do Uruguai, andando pelas cidades, interagindo com os espaços e falando com os personagens em busca de pistas. O jogo foi cuidadosamente elaborado para que cada detalhe traga conhecimento e aprendizado, sendo 100% em espanhol.

Para Rosemeire da Silva, coordenadora da disciplina no Bandeirantes, a aprendizagem do idioma vai além da língua. “O jogo estimula o estudo por meio de uma imersão na cultura dos países, indo além das estruturas e sequência controlada próprias dos livros didáticos. A plataforma gameficada engaja e envolve os estudantes e acaba fazendo-os se dedicar mais para os estudos além da sala de aula. Quando trabalhado de forma sincronizada com o conteúdo do curso de espanhol, o game também estimula a ampliação de vocabulário e facilita a compreensão”, avalia a docente.

O Colégio acredita no potencial dessa ferramenta. É por isso que conta inclusive com disciplinas extracurriculares que estimulam os estudantes a desenvolverem games e usa esse tipo de material didático em outras disciplinas.

De acordo com Maurício Alegretti, Co-fundador da Smyowl, um dos principais desafios do projeto foi a reprodução gráfica fiel aos monumentos e pontos históricos da Argentina e do Uruguai. “O grande cuidado deste jogo foi encontrar meios para oferecer uma experiência educativa e divertida”, completa.

Para assistir ao trailer do game:https://www.dropbox.com/s/ljzq91529bhcokb/trailer-un-viaje.mp4?dl=0

henrigama

Editor, formado em Desenvolvimento de Jogos Digitais, porém está trabalhando em algo que não tem nada a ver com jogos. Teve seu primeiro contato com jogos através de um master system, e tenta se manter ao máximo conectado ao mundo de games. Joga de tudo, odeia preconceitos com “gráficos”, sonha em ter um quarto com todos os videogames possíveis e imagináveis, além de trabalhar em alguma grande empresa desenvolvedora de jogos.

Leia também:

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !