Menu de Navegação de Páginas

Review Flat Kingdom Paper’s Cut Edition

Review Flat Kingdom Paper’s Cut Edition

Tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto como é o jogo Flat Kingdom Paper’s Cut Edition, que você pode conferir mais neste post aqui! Agora confira as minhas impressões sobre o jogo.

 

 

O Download.

O jogo é pequeno para download, com apenas 4GB de espaço necessário em disco!

Primeiras Impressões.

Logo ao abrir o jogo, na tela inicial é percebido o ótimo trabalho visual dado ao jogo, pois mesmo se utilizando do conceito “flat” com formas geométricas em praticamente tudo, a qualidade é visível e impressiona pela quantidade de detalhes dado aos cenários e personagens além da qualidade musical do jogo.

Para quem não possui habilidades com inglês, o jogo disponibiliza opção de tradução para o idioma português, facilitando a compreensão dos textos e diálogos do jogo. Eu fiz esta mudança no meu jogo para verificar como ficou a localização do jogo e não encontrei nenhum erro de tradução ou algum deslize, mostrando a qualidade dada pelo estúdio, coisa que grandes empresas pecam (vide Mortal Kombat e os erros de tradução para português).

Outro ponto já indicado inicialmente antes de começar a aventura em si, é a recomendação do uso de um controle compatível com PC/MAC. Eu joguei no teclado e não foi ruim a experiência, porém dada a necessidade de constante mudança entre as formas do Flat juntamente com pulos, imagino eu, que um controle melhore muito a experiência de jogo.

Ao iniciar um novo jogo você pode escolher entre as 3 dificuldades disponíveis: Flat Novato, Flat Herói e Flat Lenda.

Eu escolhi o Flat Lenda e vi que realmente precisa de habilidades e reflexos mais rápidos para resolver os quebras cabeças.

História e Jogabilidade.

O início conta a história do reino Flat que depois de ter sua jóia roubada e de ter a filha do rei sequestrada, convoca o cavaleiro mais corajoso e herói, Flat, partindo ao resgate da princesa no maior estilo Mario. E as semelhanças com o bigodudo continuam pois uma das habilidades básicas de Flat é o pulo, porém estas semelhanças param por ai pois é onde as habilidades de Flat começam a se diferenciar dos jogos tradicionais de plataforma.

Flat possuí 3 formas básicas: Redonda, Triangular e Circular, cada uma com sua habilidade diferenciada. E o ponto mais interessante é que cada inimigo possuí uma forma que se assemelhe a uma destas três formas básicas, sendo necessário que Flat combata a forma do inimigo com a forma correta no estilo Joquempô (pedra, papel e tesoura). Cada forma tem seus prós e contras:

Quadrada:

A forma quadrada de Flat o dá super força, permitindo que ele quebre madeiras e empurre pesos além de poder mergulhar debaixo d’água, porém o torna extremamente lento e com um pulo extremamente baixo. Esta forma vence os inimigos triangulares, como as plantas carnívoras, por exemplo.

Triangular:

A forma triangular de Flat permite que ele assuma altas velocidades, permitindo percorrer grandes distancias em curtos espaços de tempo, porém esta forma não consegue pular alto também (mais alto que a quadrada e menor que a circulo) e não permite se locomover dentro d’água. Ela vence inimigos com forma circular, como o coelho por exemplo.

Circular:

E por último e não menos importante, a forma Circular de Flat permite que ele alcance maiores alturas com o pulo duplo, tem um deslocamento padrão e consegue nadar na superfície da água. Ela serve para derrotar os inimigos da forma quadrada, como as lesmas por exemplo.

Então ao avançar no jogo, você é obrigado a prestar atenção nas formas de ataque dos inimigos e em seus padrões de movimentação, para escolher a melhor forma de atacá-los e de se defender. Além disso, com o passar das fases cada forma de Flat vai ganhando atualizações para fazer novos movimentos e assim conseguir alcançar novos locais nas fases.

Chefes.

Um ponto muito interessante de Flat Kingdom é que a cada fase existe um chefe diferente que deve ser utilizada uma estratégia diferente, tornando a jogabilidade contra os chefes ainda mais desafiadora (só no primeiro chefe eu morri umas 4 vezes e no segundo umas 10 para conseguir vencê-los).

Conclusão: Vale ou Não a pena?

Vale muito a pena! O jogo mostra que é um puzzle de plataforma muito interessante, com uma jogabilidade diferenciada dos jogos que estamos acostumados, além de possuir uma história bacana (contada através também dos pergaminhos encontrados no jogo) juntamente com uma qualidade gráfica de não fazer feio a qualquer jogo de grandes produtoras além de ter um personagem bem carismático.

Abaixo minhas notas de 0 a 10:

Gráficos: 8 (Estilo 2,5D muito bem feito)

Jogabilidade: 9 (Três estilos de jogos em um personagem só que aparentemente não tem tanto desafio, mas jogando mostra-se extremamente desafiador e divertido)

Som: 9 (Alta qualidade sonora acompanha as fases)

História: 7 (Possui uns clichês dos jogos do estilo, mas nada que comprometa a qualidade)

Replay: 8 (Ao decorrer do jogo, novas habilidades permitem voltar em fases anteriores para adquirir itens que não eram possíveis)

Caso tenha ficado interessado, aproveite que o jogo está com desconto na Steam e baixe-o agora mesmo.

TG.

 

henrigama

Editor, formado em Desenvolvimento de Jogos Digitais, porém está trabalhando em algo que não tem nada a ver com jogos. Teve seu primeiro contato com jogos através de um master system, e tenta se manter ao máximo conectado ao mundo de games. Joga de tudo, odeia preconceitos com “gráficos”, sonha em ter um quarto com todos os videogames possíveis e imagináveis, além de trabalhar em alguma grande empresa desenvolvedora de jogos.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Flat Kingdom Paper's Cut Edition
Author Rating
51star1star1star1star1star

Leia também:

Deixe o seu comentário, crítica ou sugestão !