Marketing digital para a área de jogos

A verdade é que os jogos têm sido uma grande aposta dos programadores e atualmente quase todos os dias existem novas opções na Google Store ou na Apple Store.

Assim sendo, se quer saber como fazer e trabalhar o marketing digital dos seus jogos de forma a que os mesmos sejam um verdadeiro sucesso, vamos dar-lhe algumas dicas de seguida, para que consiga obter os melhores resultados.

O que é o marketing digital para jogos?

Pois bem, contrariamente a quem tem uma loja online e precisa de criar logotipo e registar domínio para que a mesma ganhe notoriedade, nos jogos online esta questão não se processa bem desta forma.

Nos jogos, o importante e que o mesmo se torne viral o mais rapidamente possível, sendo que na maior parte dos casos, quando se trata de jogos para smartphone a melhor forma de o fazer é lançar um jogo gratuito, com itens pagos dentro do mesmo.

Mas, de forma simples o marketing digital para a área de jogos é a forma de promover um jogo através das mais diferentes formas de comunicação online.

Pode apostar em publicidade paga nas redes sociais ou mesmo em campanhas em conjunto com outros jogos (ou seja, pode falar com empresas de jogos que queiram publicitar o mesmo nos jogos deles).

Sabemos que à primeira vista pode parecer algo complicado, contudo, os jogos online geram milhões de euros anualmente e são realmente nos dias que correm, uma das formas mais rentáveis de negócio.

Como fazer marketing para jogos?

Pois bem, os princípios do marketing permanecem os mesmos na maioria das indústrias, no entanto, os jogos online e jogos sociais exigem um conhecimento especializado sobre o comportamento dos clientes, a indústria de benchmarking e como medir o desempenho.

É possível lançar algumas ideias para fora, ou ver aprovar um grande orçamento sobre uma nova campanha, mas é necessário saber o que é viável e como medi-lo.

Assim sendo, e por outras palavras em qualquer campanha de marketing, quando falamos de jogos online os mesmos devem ser parte de uma estratégia mais ampla. Para se construir uma estratégia são necessários objetivos.

Então, passa-se então à fase de orçamentação e de estudos baseados em expectativas realistas. Uma vez na posse desses ingredientes fundamentais, pode-se então começar a elaborar a matéria criativa que implica pesquisa, conceitos, projetos e testes.

De seguida, analisam-se estatisticamente os resultados de todos os testes diversificados que se realizaram ao longo deste processo.

Compreender os modos pelos quais as pessoas podem interagir com um jogo pode ser uma informação essencial para designers de software, por exemplo. Entender se as pessoas pretendem ser guiadas por metas ou objetivos no jogo, se preferem colecionar pontos, acumular níveis ou dinheiro, pode ser crucial para conseguir ser realmente bem-sucedido.

Lembre-se que um bom jogo é um cartão de visita online para a empresa que o criou. Se o primeiro jogo lançado for um sucesso, todos os outros também o irão ser.

Confira abaixo um vídeo falando um pouco mais sobre da vantagem do Marketing Online para os jogos digitais:

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